Liberdade de imprensa em Angola regista retrocessos

Angola: Brasileiros Apelam à Liberdade de Imprensa

Opinião é de jornalistas, académicos e activistas.

Jornalistas, académicos e activistas da sociedade civil angolana reflectiram nesta segunda-feira, 2, o estado da comunicação social em Angola.

Todos são unânimes em considerar ter havido retrocessos em matéria de liberdade de imprensa.

Your browser doesn’t support HTML5

Liberdade de imprensa em análise em Angola - 2:36

Fernando Macedo, professor universitário, é de opinião que um grupo de indivíduos apoderou-se dos meios de comunicação social do Estado para limitar as liberdades de todos e transformou os profissionais nos melhores activistas do partido governamental.

Macedo afirma que no país não há liberdade de imprensa e que Angola tem um sistema completamente ditatorial.

“Dizem alguns cientistas que aquilo que nós temos é uma ditadura neo-patrimonialista, que é uma ditatura em que quem exerce o poder apropria-se dos bens do Estado e distribui-os como se fosse propriedade sua" disse Macedo que, por isso, afirmou “não estar de acordo com aqueles que exercem cargos de direcção e pactuam actos contra a liberdade de imprensa”.

Por seu lado, Mário Paiva, jornalista e fundador do MISA-Angola, apontou as fragilidades a que são submetidos os jornalistas e meios de comunicação social e desafiou os jornalistas a serem mais solidários entre eles.

Na ocasião, Paiva apelou o Sindicato dos Jornalistas Angolanos a fazer mais para os seus filhados.

“A solidaridade activa e a circulação da informaçao é muito importante para que as liberdades possam ser defendidas”, disse.

Ao intervir no evento, o activista e jornalista Rafael Marques acusou os padres de venderem a rádio Ecclesia, ao poder político: “sobre a Ecclesia, o que podemos aqui dizer é que não se deve juntar dinheiro para apoiar quem quer que seja, mas sim processar aqueles que fizeram com que os apoios fossem embora, o que quero dizer é que os padres venderam a Rádio Ecclésia e ponto final”, disse.

Já Alexandre Neto Solombe, presidente do Misa-Angola, lembrou que a análise apresentada visa ilustrar o estado actual da imprensa em Angola.

O evento foi organizado a propósito do Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, que se assinala amanhã.