"Iremos tratar o continente africano com o carinho que o povo africano merece”, diz Lula em Cabo Verde

  • VOA Português

Primeira dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, Presidente José Maria Neves, Presidente Lula da Silva e primeira dama do Brasil Janja Silva

Presidente de Cabo Verde José Maria Neves saúda "regresso do Brasil" ao mundo e ouve Lula da Silva prometer visitar o arquipélago e vários países afircanos

O Presidente brasileiro disse que a aproximação aos países africanos constitui uma das prioridades da sua política externa e realçou que esta é uma forma de “compensar” os africanos pela sua influência na formação da sociedade brasileira.

Numa escala na cidade da Praia, Cabo Verde, de regresso ao seu país, nesta quarta-feira, 19, Lula da Silva aceitou o convite do seu homólogo cabo-verdiano para visitar o arquipélago e anunciou a abertura de novas embaixadas e a realização de muitas visitas aos países do continente.

Your browser doesn’t support HTML5

"Iremos tratar o continente africano com o carinho que o povo africano merece”, diz Lula em Cabo Verde

Após um encontro entre os dois presidentes, José Maria Neves, que foi estudante universitário em São Paulo, elencou os diversos sectores em que o Brasil apoiou o seu país desde a independência e convidou Lula da Silva para uma visita de Estado.

Neves saudou, no entanto, o que chamou de regresso do Brasil ao mundo.

Veja Também Cabo Verde acolhe encontro de forças marítimas africanas com EUA, Brasil e Portugal 

"O Brasil é um grande país e o seu papel no mundo deve estar à altura da sua dimensão e temos visto que o Presiente tem trazido essa grandeza ao Brasil e tem colocado o mundo à altura que o mundo enfrenta", afirmou o Presidente cabo-veridano, realçando que "precisamos de lideranças visionárias, transformadoras e catalizadores deste novo momento".

José Maria Neves disse esperar o "contributo do Brasil para a ascensão do Sul para que possamos ter um mundo mais igual, onde todas e todos tenham muito mais oportundades para viver com dignidade".

Nas breves declarações à imprensa, o Presidente brasileiro destacou a enorme presença e influência de África no seu país, durante os mais de 300 anos de escravidão e disse que a única forma de tentar recompensar essa influência é através de uma forte cooperação.

“Nós somos formados pelo povo africano. Nossa cultura, nossa cor, nosso tamanho são resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. E nós temos uma profunda gratidão ao continente africano”, afirmou Lula da Silva que, para "recompensar" o seu Governo quer apoiar em diferentes áreas, como "transferência de tecnologia, educação, industrialização e agricultura".

Além de prometer regresar a Cabo Verde para uma visita de Estado, Lula disse que vai visitar vários países africanos neste ano e no próximo, bem como abrir várias embaixadas.

“Iremos tratar o continente africano com o carinho que o povo africano merece”, prometeu o Presidente brasileiro, que sublinhou que o seu país "ficou afastado do mundo durante os últimos seis anos e da África".

"Quero recuperar essa relação com o continente africano porque nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. O Brasil voltou ao mundo e voltou para contribuir para o desenvolvimento dos países amigos. Queremos recuperar a boa e produtiva relação que o Brasil tinha com o continente africano”, concluiu Lula da Silva.

Esta é a primeira escala do Presidente brasileiro num país africano desde a posse a 1 de Janeiro e acontece no seu regresso de Bruxelas, onde participouna cimeira da CELAC-União Europeia.