Insurgência em Cabo Delgado: União Europeia diz que pode colocar uma missão de treinamento militar

  • Reuters

Josep Borrell, União Europeia

Portugal já enviou 60 homens

A União Europeia pode ter uma missão de treinamento militar em acção em Moçambique, dentro de alguns meses, disse o chefe da política externa do bloco, nesta sexta-feira, 28, para ajudar a enfrentar os rebeldes islâmicos.

"Acho que poderíamos aprovar esta missão", disse Josep Borrell a repórteres antes de uma reunião de ministros da Defesa da UE em Lisboa, onde o assunto seria discutido.

O problema é encontrar outros países, além de Portugal, que forneçam tropas, acrescentou.

Borrell havia dito anteriormente que 200-300 homens poderiam ser enviados até o final do ano.

Veja Também Insurgência em Cabo Delgado: Portugal envia mais 60 tropas a Moçambique em missão de treino

Portugal enviou 60 soldados para a sua ex-colônia de Moçambique, neste mês, para começar a treinar soldados para conter a insurgência, compartilhar inteligência e usar drones para rastrear os movimentos dos militantes.

O ministro da Defesa de Portugal, João Cravinho, disse que sete a oito outros países expressaram vontade de enviar tropas, mas se recusou a identificá-los. Portugal seria o principal participante da missão, disse.

Cravinho esperava que as tropas da UE restantes fossem despachadas dentro de três a quatro meses, ou se calhar antes.

Your browser doesn’t support HTML5

Deslocados de Cabo Delgado em Nampula

Moçambique tem lutado contra uma insurgência na província de Cabo Delgado, no extremo norte, desde 2017 e a violência cresceu significativamente no ano passado.

Em três anos, mais de 2.000 pessoas foram mortas, 800 mil fugiram para zonas consideradas seguras e muitas infraestruturas foram destruídas.