Imigrante nigeriano participa no processo eleitoral americano

Okere tem preferência por Hillary Clinton

Sylvester Okere foi o primeiro imigrante nigeriano a ser nomeado como superdelegado à Convenção do partido democrático em 2012. No momento em que a campanha eleitoral para as presidenciais de 2016 aquece, Okere apela à comunidade africana imigrada a envolver-se no processo informando-se acerca dos candidatos e participando em comícios.

Aquele empresário e activista politico afirmou à VOA que a sua comunidade tem todo o interesse em informar-se sobre como podem ser afectados pelas eleições presidenciais deste ano:“ Muitos pensam que a politica é só no dia das eleições. Na realidade devemos envolver-nos em comícios, devemos educar a comunidade.”

Neste momento a campanha presidencial está bastante animada do lado dos democratas como dos dos republicanos com um dos candidatos, Ted Cruz, prometendo acabar com o Obamacare, o sistema de saúde criado pela actual administração

“Vamos aprovar legislação repudiando por completo o Obamacare”, disse Ted Cruz.

Do lado democrático o candidato Bernie Sanders promete por seu lado uma autêntica revolução: “Não é altura para a política tradicional , chegou o momento da revolução política.”

Contudo para Okere nenhum desses candidatos tem as devidas credenciais para ser presidente, e não escondeu a sua preferência pela candidata democrata Hillary Clinton: “Posso escolher qualquer candidato mas no interesse da comunidade africana acho que escolheria Hillary Clinton. Ninguém tem tanto conhecimento de outras partes do mundo como ela. Foi secretária de estado e conhece não apenas a África como o mundo inteiro.”

Comício de Hillary Clinton

Okere relembra ainda o seu papel em 2012 na reeleição do Presidente Obama, fazendo propaganda eleitoral à saída do metro, transportando eleitores e oferecendo as instalações da sua própria empresa. Tudo isso, concluiu aquele imigrante nigeriano, valeu a pena com a escolha de Obama para um segundo mandato.