Huíla prepara operações para vítimas de "cataratas"
Teodoro Albano
Dezenas de casos detectados; previstas mais de 20 operações diárias
O hospital geral do Lubango em parceria com a clínica especializada de oftalmologia de Benguela diagnosticou nos últimos dias 94 doentes com opacidade do cristalino vulgarmente conhecido por catarata.
Your browser doesn’t support HTML5
Cegueira na Huíla - 1:50
Os doentes diagnosticados vão beneficiar em breve de uma intervenção cirúrgica, de acordo com uma campanha que prevê uma operação clínica de 20 a 25 pacientes diários.
Para a médica cubana, especialista em medicina geral e integral, Maira Martinez, estão a ser criadas as condições para se avançar com um conjunto de cirurgias.
“ Estamos só a preparar as condições para ver se na próxima semana começamos com as operações. Queremos aproveitar falar a população que isso não termina por aqui, mas vamos continuar a fazer diagnósticos cirúrgicos mediante uma programação,” disse.
A campanha de operação de doentes com catarata está apenas a começar. Na sua primeira fase contempla inicialmente a capital da província, Lubango, devendo se estender para os demais municípios.
Maira Martinez assegurou que o objectivo da campanha é informar sobre algumas medidas preventivas e evitar a cegueira entre a população;
“ Há pacientes que pensam que estamos para oferecer óculos. Nós fazemos exames oftalmológicos completo, o objectivo é evitar a cegueira que é consequência desta infecção, a dificuldade de visão,” disse.
A médica de clínica geral e integral, Maira Martinez, revelou-se por outro lado preocupada com o número de doentes com catarata que possam existir na província, já que os 94 pacientes em mais de três mil pessoas foram diagnosticados em apenas duas consultas.
Constatou-se ainda que os homens são os mais afectados pela catarata, doença causada entre outros factores pelo traumatismo, idade, diabetes, inflamação e histórico familiar.