Guiné-Bissau oferece 75 mil dólares às vítimas do vulcão do Fogo

  • VOA Português

Pessoas abandonam suas áreas de residência

Ministro guineense dos Negócios, Estrangeiros Cooperação e Comunidades Mário Gomes da Rosa encontra-se na Praia.

O governo da Guiné-Bissau doou hoje, 8, a Cabo Verde 75 mil dólares para ajudar as vítimas da erupção vulcânica, na ilha do Fogo.

A ajuda e uma mensagem de solidariedade do Governo e do povo da Guiné-Bissau foram entregues hoje ao primeiro-ministro cabo-verdiano pelo ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades Mário Gomes da Rosa, que se encontra na Praia para o efeito.

“A Guiné-Bissau não podia ficar indiferente a esta situação tendo em conta as relações de amizade e históricas que existiram sempre entre o povo da Guiné Bissau e de Cabo Verde”, disse Gomes da Rosa indicando que, “não obstante as dificuldades”, a Guiné Bissau “fez um gesto” para com a população de Cabo Verde.

Para o primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves, este apoio é “significativo” e demonstra “todo o carinho e afectividade” do Governo e do povo guineenses para com Cabo Verde.

“É um apoio que reputamos de extraordinário, tendo em conta o momento por que passa a Guiné-Bissau, de transição, de reconstrução do país e de grandes dificuldades económicas e sociais. É um gesto que nos toca, nos sensibiliza muito e demonstra todo o carinho do Governo e do Povo de Guiné-Bissau para com Cabo Verde”, sublinhou Neves.

No encontro, foram também analisadas as relações entre os dois países e foi igualmente acordada para finais de Janeiro uma visita do primeiro-ministro da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira a Cabo Verde para