Graça Machel pede plano de combate à má nutrição em Moçambique

Graça Machel

"Ainda não encontrei um plano completo de produção do ponto de vista de nutrição", disse a antiga primeira-dama de Moçambique e da África do Sul.

A antiga primeira-dama de Moçambique e da África do Sul, Graça Machel, criticou o facto de o seu país nunca ter tido um plano concreto para o combate à subnutrição, e alertou que, sem isso, não vai sair da situação de pobreza.

Your browser doesn’t support HTML5

Graça Machel quer combater subnutrição em Moçambique

Graça Machel afirmou haver um desfasamento entre os 25 milhões de moçambicanos e aquilo que são os números que têm sido divulgados ao nível da produção alimentar, e muitas vezes até se diz que o país é auto-suficiente em cereais.

Para a activista, enquanto o país não planificar a produção em função de 25 milhões de pessoas a comerem três refeições por dia durante o ano, não se pode falar de nutrição.

"Eu ainda não encontrei um plano completo de produção do ponto de vista de nutrição", destacou a presidente da Fundação para o Desenvolvimento(FDC).

Graça Machel fez estas declarações neste fim-de-semana num debate sobre a nutrição em Moçambique, tendo acrescentado ser esta uma questão central de planificação do desenvolvimento económico e do capital humano.

A activista social refere que sem uma nutrição adequada, Moçambique nunca vai sair da pobreza, "sendo por isso necessário planificar o que produzir, como produzir, como distribuir e como permitir o acesso de todos os moçambicanos nas diversas idades".

Dados oficiais indicam que a má nutrição afecta cerca de 43 por cento das crianças moçambicanas.