Graça Machel recebe prémio na África do Sul

Graça Machel

Associação das Mulheres Empresáriais de África do Sul distingue trabalho de Machel na defesa das mulheres e crianças.

A antiga primeira-dama de Moçambique e da África do sul Graça Machel ganha prémio Lifetime (em português Durante a Vida) na África do Sul pelo seu trabalho de defesa e promoção dos direitos da mulher e da criança em todo o mundo.

O prémio foi atribuído pela Associação das Mulheres Empresarias da África do Sul e emigrantes moçambicanos no país consideram que a proeza de Graça Machel valoriza todos os moçambicanos no exterior.

O trabalho de Machel continua a mexer com corações de muita gente e de outras mulheres.

Na premiação, a Associação das Empresarias Sul-Africanasdescreveu Graça Machel como sendo fonte de inspiração eterna.

Para a antiga primeira dama moçambicana e sul-africana, o prémio pertence a todas as mulheres e crianças que lutam pelos seus direitos.

Como activista dos direitos cívicos, Graça Machel considera que o seu papel é ampliar aspirações de milhares de mulheres e crianças menos poderosas no mundo.

Anita Macuacua e outras duas emigrantes moçambicanas na África do Sul dizem que se sentem representadas no trabalho de Graça Machel e estão muito felizes com o prémio.

Na premiação havia cinco categorias, incluindo empresas, governação, empreendedorismo social, educação, ciência e tecnologia.

As proezas humanitárias de Graça Machel são muitas e incluem contribuição no trabalho do Painel de Progresso de África, grupo de advocacia dos objectivos do desenvolvimento do milénio das Nações Unidas e no painel de Alto Nível dos objectivos do milénio pos-2015.

Graça Machel tem estado recentemente concentrada no trabalho de advocacia de empoderamento económico-financeiro e de educação da mulher e no combate a casamentos prematuros de rapariga.