Lunda-Sul: É obrigatório a instalação de pára-raios
Almeida Sonhi
Medida visa prevenir o número crescente de vítimas mortais de raios durante o período das chuvas.
Dez a 15 pessoas em média morrem em cada época chuvosa vítimas de descarga pluviométrica na Lunda Sul.O histórico recente desta situação, data dos dois últimos anos quando em Saurimo e nos outros três municípios da província vários membros de algumas famílias foram mortalmente atingidos por relâmpago durante as chuvas intensas.
Your browser doesn’t support HTML5
Autoridades tomam medidas para evitar mortes por raios em Saurimo - 02:02
A maioria dessas pessoas foi atingida por relâmpagos dentro das suas próprias residências ou varandas ou mesmo nas ruas.
Embora tarde as autoridades governamentais da Província acordam e já estudam mecanismos técnico-científicos para baixar a perda de vidas humanas por causa das descargas eléctricas das chuvas.
O Vice-governador da Lunda Sul para o Sector Técnico e de infrastruturas, António Jorge Teixeira, aponta a falta de pára-raios como uma das causas, uma empresa especializada no ramo já trabalha na Província e doravante as novas infrastruturas terão obrigatoriamente pára-raios
De salientar que as mortes por trovoadas são normalmente consideradas por alguns extractos sociais como estando associadas a magia negra.