Moçambique: Americana Shannon Smith encontra-se com ex-candidatos presidenciais

Afonso Dhlakama, Daviz Simango e Filipe Nyusi

Shannon Smith visitou também projectos financiados pelos EUA em Moçambique.

A secretária de Estado adjunta assistente dos Estados Unidos Shannon Smith reuniu-se com os três candidatos à Presidência de Moçambique, a quem encorajou a resolver as suas diferenças políticas através das instituições e de mecanismos disponíveis.

A governante americana reuniu-se também com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Oldemiro Baloi e agora visita projectos financiados pelos Estados Unidos em Niassa e Pemba.

Nos encontros mantidos em separado com Filipe Nyusi, Afonso Dhlakama e Daviz Simango, a secretária de Estado adjunta assistente dos Estados Unidos reiterou a vontade do seu Governo em ver as diferenças políticas resolvidas "através de instituições e mecanismos existente"s.

Caroline Savagae, conselheira para assuntos públicos da embaixada americana em Maputo, disse à VOA que esta é a postura que os Estados Unidos têm vindo a defender em qualquer lugar do mundo:

Shannon Smith reuniu-se também com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Oldemiro Baloi, antes de partir ontem para o Niassa, onde visitou a reserva nacional, analisou os projectos financiados por Washington nas áreas de agricultura, saúde e turismo, bem como o processo em curso de formação da guarda florestal moçambicana.

A conselheira para assuntos públicos da embaixada americana Caroline Savage disse que Shannon Smith visita amanhã, 31, projectos financiados pelos Estados Unidos em Pemba, antes de deixar Moçambique no sábado.