Pentágono presta apoio logístico à França

Bamako

Leon Panetta elogiou a França por ter assumido a liderança no combate aos militantes
Responsáveis do Pentágono indicaram que os Estados Unidos estão preparados para oferecer apoio logístico à França que continua a efectuar ataques aéreos contra militantes islâmicos no norte do Mali.

O Pentágono já presta assistência às forças francesas com informações que tem ajudado a fazer retroceder os avanços dos militantes, mas os Estados Unidos alertaram contra qualquer acção que possa contribuir para um maior caos na região.

Your browser doesn’t support HTML5

França no Mali


Os caças franceses têm estado a realizar contínuas operações de bombardeamento, atingindo campos de treino e outras posições dos rebeldes Islâmicos no norte do Mali.

Entidades do Pentágono indicaram, na semana passada, que estavam próximo de decidir que género de apoio logístico a oferecer à França no Mali. As mesmas fontes referiram que os Estados Unidos fornecem informações recolhidas por aviões não tripulados operando na região.

O secretário da Defesa Leon Panetta elogiou a França por ter assumido a liderança no combate aos militantes do norte e da região ocidental de África incluindo a al-Qaida no grupo Islâmico do Magrebe.

“Temos a responsabilidade de assegurar que a al-Qaida não estabeleça uma base para operações no Norte de África e no Mali. Temos estado muito preocupados com as tentativas de estabelecerem uma base forte naquela área”.

Panetta prometeu ajudar a França embora sublinhando que o apoio será limitado à logística, recolha de informações e transporte.

A porta-voz do Departamento de Estados Victoria Nuland indicou que Washington está a analisar vários pedidos Franceses de apoio na companha militar contra os terroristas aliados da al-Qaida no Mali.

Nuland indicou que a administração Obama está preparada para enviar pessoal para treino a fim de preparar as tropas dos países vizinhos que venham a ser enviadas para o Mali em apoio do governo de transição em Bamako.

Os analistas referem existir razão para que Washington não tenham um papel mais directo afim de não agravar o conflito civil no norte do Mali, e não encorajar os grupos locais a pegarem em armas, uns contra os outros.

O objectivo dos Estados Unidos é de combater os militantes da al-Qaida em África, conforme a nova estratégia do presidente Obama, sem intervenção directa, centrando-se em vez disso no treino de militares das nações aliadas.

O objectivo imediato da França reside no retrocesso do avanço dos militantes para permitir à força africana de intervenção avançar e obter segurança no norte do Mali a fim de permitir o regresso do controlo governamental.

A intervenção francesa foi feita a pedido dos dirigentes interinos do Mali, a que se seguira a tarefa de substituir os dirigentes por um governo legítimo e estável que seja capaz de controlar o Norte.

Antes que isso aconteça, os analistas dizem que o Mali terá de resolver problemas políticos que incluem as queixas dos separatistas Tuaregues cuja rebelião, o ano passado, levou ao golpe de estado e à ocupação do norte pelos islamitas.