Estados Unidos satisfeitos com indicadores de Cabo Verde no quadro do MCC

Adrienne O´Neil, embaixadora dos EUA em Cabo Verde.

O governo dos Estados Unidos congratula-se com o facto de Cabo Verde ter tido uma das melhores avaliações entre 80 países, analisados no âmbito do programa Millenium Challenge Account.

Your browser doesn’t support HTML5

Estados Unidos contentes com desempenho de Cabo Verde no cumprimento do MCC


O destaque foi para os níveis elevados em termos de boa governação, respeito pelos direitos políticos e liberdade e, ainda, liberdade de informação.

Adrienne O'Neal disse à Voz da América que este resultado justifica o investimento feito pelo seu governo através dos dois compactos do Millenium Challenge Account.

Um dos indicadores que ficaram por medir foi o da participação das mulheres na economia.

Num encontro mantido na passada sexta-feira, 8, com o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores Jorge Borges, Adrienne O'Neal ofereceu o apoio da embaixada americana na Praia para ajudar a identificar e quantificar este sector que vem ganhando peso nos últimos anos.

Apesar da boa avaliação, Cabo Verde precisa trabalhar na protecção dos seus recursos naturais, particularmente marinos e no acesso ao crédito, nomeadamente para pequenas empresas.

Cabo Verde foi o primeiro país em África a completar o seu primrio compacto do Millenium Challenge Account e já foi contemplado com um II, actualmente em execução.