Estados Unidos reafirmam parceria com Moçambique na luta contra o terrorismo

  • VOA Português

Embaixador Nathan A. Sales (dir), Embaixador Dennis W. Hearne (esq) com Presidente Filipe Nyusi, em Maputo.

O embaixador Nathan A. Sales, coordenador de contra-terrorismo no Departamento de Estado americano, terminou, hoje, 3, uma visita de dois dias a Maputo, na qual reforçou o compromisso dos Estados Unidos em apoiar os esforços de combate ao terrorismo e ao extremismo violento em Moçambique.

Nos encontros com o Presidente Filipe Nyusi e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo, Sales salientou a necessidade da cooperação internacional para derrotar os terroristas que brutalizam e deslocam os civis em Cabo Delgado.

“Os Estados Unidos estão seriamente interessados numa parceria com Moçambique (...) estreitando a nossa amizade enquanto juntos enfrentamos o desafio do terrorismo”, disse o diplomata.

Veja Também Países vizinhos questionam seriedade do Governo de Moçambique no combate à insurgência

Sales, o mais alto funcionário do Governo dos EUA a visitar Moçambique em 2020, é igualmente Enviado Especial à Coligação Global para Derrotar o ISIS (Estado Islâmico), e subsecretário de Estado Interino para a Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos.

A insurgência em Cabo Delgado iniciou em 2017 e as autoridades e estudiosos dizem que o grupo que lidera a violência está ligado ao Estado Islâmico, organização terrorista que, por várias vezes, reivindicou ataques.

A situação já provocou a morte de, pelo menos, duas mil pessoas, e meio milhão de deslocados.

O embaixador americano em Maputo, Dennis W. Hearne, disse que o Governo do seu país “está comprometido a trabalhar com o Governo de Moçambique – bem como outros parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e o sector privado – para promover a estabilidade e fortalecer a resiliência das comunidades moçambicanas afectadas pelo extremismo violento e terrorismo”.

Veja Também Assimetrias regionais podem fragmentar a Unidade Nacional em Moçambique, dizem analistas

Uma nota da missão diplomática americana diz que foram alocados 42 milhões de dólares para projectos humanitários e de desenvolvimento sócioeconómico em Cabo Delgado, o que complementa as prioridades da Agência para o Desenvolvimento Integrado do Norte.

Além disso, acrescenta a nota, através de equipas médicas móveis, financiadas através do Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A. para o Alívio do HIV (PEPFAR), os serviços de saúde que salvam vidas aos deslocados devido à violência continuam.

Veja Também HIV/SIDA: Pacientes em Moçambique vêem esperança de vida longa no tratamento