Estados Unidos ajudam Moçambique a alimentar deslocados da insurgência

Metuge: Campo de deslocados do centro agrário de Napala. Distribuição de alimentos por PMA a deslocados da insurgência em Cabo Delgado.

O Governo dos EUA fez, neste terça-feira (14) uma doação de 29,5 milhões de dólares para apoiar a assistência alimentar humanitária às populações do norte de Moçambique, que enfrentam uma insurgência armada e são afectadas por desastres naturais.

Your browser doesn’t support HTML5

Estados Unidos ajudam Moçambique a alimentar deslocados da insurgência

“Nós temos vindo a fazer um trabalho de alívio à emergência, através da assistência alimentar e abordagem das necessidades das populações”, disse a Subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Victoria Nuland, na formalização do apoio que será gerido pelo Programa Mundial da Alimentação (PMA).

Veja Também Especialistas alertam para situação caótica da subnutrição em Moçambique

A contribuição dos Estados Unidos surge num momento muito crítico para as comunidades afectadas pelo conflito, em Cabo Delgado e nas províncias vizinhas, disse a directora do PMA em Moçambique, Antonella D'Aprile.

“Esta contribuição vai permitir que o PMA continue a fornecer a assistência necessária (...) que é bom para as populações de Cabo Delgado, Nampula e Niassa”, D'Aprile.

O Governo dos Estados Unidos é o maior doador e parceiro das operações do PMA no país, facto enaltecido por Leonor Neves, secretária executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN).