O Governo dos Estados Unidos vai investir 320 mil dólares para fornecer electricidade a 92 unidades sanitárias na província de Sofala.
Uma nota da Embaixada dos EUA em Maputo diz que o programa Power Africa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) concedeu um donativo à empresa de energias renováveis SolarWorks! Moçambique, que vai implementar a iniciativa.
"Com um modesto financiamento do Governo dos E.U.A., podemos incentivar o envolvimento do sector privado como este, o que melhorará os serviços de saúde para milhares de pessoas na província de Sofala,” disse o O Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis W. Hearne.
Os sistemas eléctricos movidos a energia solar fora da rede serão instalados em unidades sanitárias rurais, o que vai permitir cuidados de qualidade a cerca de 138 mil pessoas, diz a nota.
Um das vantagens da instalação de tais sistemas é o potencial de melhoria de serviços de partos.
A SolarWorks! Moçambique vai instalar os sistemas em coordenação com a direcção saúde de Sofala, província que tem 90% das suas unidades sanitárias sem electricidade regular.
Máquinas de Raio X
A área de saúde é uma das prioridades dos Estados Unidos na ajuda a Moçambique, tendo recentemente, por via da USAID, feito a entrega de cinco máquinas de raios X de última geração para rastreio e diagnóstico avançado da tuberculose (TB) ao Ministério da Saúde.
A referida doação inclui sistemas radiológicos digitais, que serão colocados em unidades de saúde em Mandimba, Niassa; Angoche, Nampula; Cidade de Maputo; Beira, Sofala; e Alto Molócue, Zambézia.
A TB é a quinta principal causa de morte em Moçambique.
Veja Também Conflito de Cabo Delgado coloca mais de um milhão de pessoas dependentes de ajudaO Governo americano diz que está empenhado em colaborar com Moçambique para acabar com a TB, e investirá 18 milhões de dólares para a detecção, diagnóstico e tratamento da TB em Moçambique em 2021.
Martin McLaughlin, entrega, simbolicamente, as máquinas digitais de raios X ao Ministro da Saúde, Dr. Armindo Tiago
"A chave para acabar com a tuberculose em Moçambique e em todo o mundo é tanto clínica como social", disse o director adjunto da USAID Martin McLaughlin.
Anualmente, os EUA disponibilizam mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento de Moçambique.
Veja Também Treino militar conjunto fortalece relações Moçambique-Estados Unidos