Escassez de dólares afecta combustíveis e provoca mais protestos no Líbano

Manifestações em Beirute, Líbano. 8 Novembro, 2019

Vários postos de gasolina no Líbano estão paralisados em protesto neste sábado, porque as reservas secaram devido à escassez de dólares americanos para pagar fornecedores, disse um chefe do sindicato.

O encerramento de postos de gasolina ocorreu quando os manifestantes voltaram às ruas do país, mantendo o movimento de três semanas contra uma classe política considerada ineficiente e corrupta.

"Os postos de gasolina que abriram hoje são os que ainda têm reservas. Eles fecharão assim que o stock acabar", disse Sami Brax, chefe do Sindicato dos Proprietários de Postos de Gasolina.

Ele disse que, se as autoridades não facilitarem o acesso a dólares até terça-feira, "seremos forçados a interromper as importações e fechar todos os postos de gasolina".

Os postos de gasolina recebem pagamento de clientes em libras libanesas, mas precisam de pagar importadores e fornecedores em dólares.

Por duas décadas, a libra libanesa está atrelada ao dólar americano, com as duas moedas sendo usadas de forma intercambiável na vida quotidiana.

Mas os bancos têm vindo a reduzir o acesso a dólares desde o final do verão, após temores de uma escassez de reservas em dólares do banco central.

Nos últimos dias, os bancos interromperam todos os levantamentos em dólares nos ATMs e restringiram severamente as conversões de libras libanesas.