Angola: dezenas de famílias ao relento após intensas tempestades no Uíge

  • Norberto Sateco

Uíge

As mais recentes chuvas e ventos fortes que se abateram na semana passada sobre o município sede do Negage, na província angolana do Uíge, destruíram inúmeras residências e deixaram centenas de famílias ao relento.

O Serviço Nacional de Bombeiros diz que não se registou qualquer morte.

Your browser doesn’t support HTML5

Tempestades no Uíge

A grande maioria dos bairros das comunas do Dimuka e Kisseque, ficou inundada.

O cidadão Domingas Saldanha disse que a casa de sua mãe foi destruída. "As chapas todas voaram, estamos na rua", contou.

As autoridades locais descartaram o registo de mortes, mas disseram ter havido feridos, cujo números não nos foram revelados.

O porta voz do Serviço Nacional de Bombeiros, João Changa, disse que "100 residências ficaram inundadas e deixaram em péssimas condições de habitabilidade 738 pessoas, 123 famílias".

Além das residências, a força da água das chuvas derrubou árvores e postes e interrompeu o fornecimento de energia eléctrica.

Apesar de serem situações frequentes, esta foi a mais intensa, apontam especialistas do Serviço Nacional de Meteorologia, que prevê chuvas fortes nas próximas semanas nesta região.

Contactada, a administradora municipal, Delfina Antônio Henriques, mostrou-se indisponível para falar, alegando estarem a compilar os dados do incidente, avançou o seu assessor de imprensa.