Cabo Delgado: Seitas religiosas podem estar a alimentar o terrorismo, chefe da polícia

Mapa do distrito de Muidumbe, Província de Cabo Delgado, Mocambique

União Europeia promete apoio aos deslocados

O chefe da polícia moçambicana, Bernardino Rafael, diz que algumas seitas religiosas podem estar a alimentar o terrorismo no país e pede ao Conselho Cristão de Moçambique para estar atento a essas organizações.

Your browser doesn’t support HTML5

Cabo Delgado: Seitas religiosas podem estar a alimentar o terrorismo, chefe da polícia

Para o Comandante-Geral da Polícia de Moçambique, é estranho que surjam, um pouco por todo o país, seitas religiosas agindo quase que da mesma forma, dando como exemplo o grupo encontrado, recentemente, nas matas do distrito de Angónia, na província de Tete.

Veja Também Tete: Detidos 58 indivíduos suspeitos de terem ligação com insurgentes de Cabo Delgado

O comportamento e a forma de actuação dessas seitas, "leva-nos a suspeitar que tenham alguma ligação com o terrorismo em Cabo Delgado,” disse.

Quissanga livre do terrorismo

Por outro lado, Bernardino Rafael apelou às pessoas que fugiram da guerra no distrito de Quissanga a regressarem às suas zonas de origem, porque a segurança já foi restabelecida naquela zona.

"Eu penso que a população de Quissanga pode voltar para casa, porque Quissanga está livre do terrorismo. É verdade que as vias de acesso ainda precisam de reabilitação.mas não é impossível chegar a Quissanga", disse Rafael.

E o embaixador da União europeia em Moçambique, António Sanchez Gaspar, deu garantias de apoio às autoridades moçambicanas na assistência aos deslocados que quiserem regressar às suas terras.

Veja Também Libertadas dezenas de adolescentes e mulheres raptadas por insurgentes em Cabo Delgado

Refira-se que esta semana, a força da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) que se encontra em Cabo Delgado a ajudar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDSM) na luta contra os insurgentes anunciou a abertura da estrada entre Pemba, capital provincial, e Macomia.

Foram igualmente abertas estradas entre Mueda e as localidades de Awasse e Nangade, o que permite restabelecer "a confiança pública" das populações.