Bolsonaro cumpre um quinto das promessas em 100 dias

  • Patrick Vaz

Presidente brasileiro é o político mais activo no Facebook

O Governo do Presidente brasileiro Jair Bolsonaro completa nesta quarta-feira, 10 de Abril, 100 dias de gestão e, até o momento, cumpriu 1/5 das promessas feitas durante a campanha eleitoral.

Dos 58 compromissos firmados no período de campanha eleitoral, 12 foram cumpridos, enquanto quatro foram parcialmente atendidos, e 40 continuam à espera.

Na comparação com os ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer no mesmo período Dilma cumpriu cinco das 55, e Temer, três das 20 promessas feitas.

Das 12 promessas cumpridas, quatro são compromissos económicos assumidos pelo actual presidente.

Veja Também Comandante do Exército brasileiro participa em evento que rememora golpe militar

Há ainda promessas cumpridas que são de cunho administrativo, como o fim do Ministério das Cidades, que foi absorvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional; a criação do superministério da Economia e a alteração da estrutura federal agropecuária, que envolveu a absorção de estruturas que antes estavam nas pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e da Casa Civil pelo Ministério da Agricultura, por exemplo.

Outra promessa que envolve a máquina pública é a da diminuição do número de servidores comissionados.

Veja Também Cai apreciação de Jair Bolsonaro e do Governo brasileiro

Noutra informação, a agência de comunicação Burson Cohn & Wolf (BCW) com base em dados de cerca de mil dirigentes políticos, revelou que o Presidente brasileiro é o líder político mais activo no Facebook, com 145 milhões de interações, enquanto o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, é o mais popular, com 43,5 milhões de seguidores da sua página pessoal.