Obama promete a dissidentes cubanos que abordará direitos humanos com Castro

Barack Obama

Presidente americano escreve carta à organização dissidente Damas de Branca.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu aos dissidentes cubanos que vai falar directamente com o seu homólogo cubano Raul Castro sobre direitos humanos durante a visita que realiza a Havana de 20 a 22 de Março.

A carta com a promessa de Obama enviada no passado dia 10 à organização dissidente Damas de Branco foi publicada hoje na sua página na internet.

Obama garantiu que "leva muito a sério" as preocupações dos defensores dos direitos humanos em relação à situação das liberdades civis em Cuba.

Damas de Branco

"Entendo plenamente os obstáculos que os cubanos (...) enfrentam para exercer seus direitos. Os Estados Unidos acreditam em que ninguém - em Cuba, ou em qualquer outro lugar - deve enfrentar ameaças, prisão, ou perseguição física simplesmente por exercer o direito universal de que suas vozes sejam ouvidas", escreveu Obama.

Nesse sentido, prometeu que abordará "directamente esses temas com o Presidente Castro".

Na carta, Obama justificou sua decisão de se aproximar de Cuba com o facto da abordagem de isolamento dos sucessivos governos americanos não ter resultado..

"Acho que podemos fazer mais para apoiar o povo cubano e promover os nossos valores, por meio do envolvimento", afirmou Obama que será o primeiro Presidente americano a visitar Cuba em 88 anos.

Na carta escrita à organização integrada por mulheres de presos cubanos, o Presidente americano reiterou que "continuaríamos tendo diferenças com o governo cubano e que abordaríamos essas diferenças directamente".