Banco Islâmico de Desenvolvimento congratula-se com investimento em África

Mohammed Ali, presidente do BID

Assembleia Geral do BID realiza-se em Moçambique.

O Banco Islâmico de Desenvolvimento(BID) canalizou 235 mil milhões de dólares no apoio ao desenvolvimento dos 138 países desde 1971. Deste montante, 800 milhões foram canalizados para Moçambique que acolhe a 40ª reunião anual do BID.

Your browser doesn’t support HTML5

Banco Islâmico de Desenvolvimento já investiu 800 milhões de dólares em Moçambique

África recebeu nos últimos 40 anos de cooperação pouco mais de 33 mil milhões dos 235 milhões de dólares canalizados a 138 países destinados à construção de infra-estruturas económicas e apoio aos sectores sociais como saúde e educação, segundo revelou Muhamad Ahmed Ali, presidente do BID.

"Esta ajuda do grupo BID acelerou o crescimento das economias dos países membros e beneficiou as populações destas áreas, estou muito satisfeito”, considerou Muhamad Ali. Apenas 23 países africanos beneficiaram do financiamento do BID e Moçambique já recebeu perto de 800 milhões de dólares, que, segundo Adriano Maleine, ministro da Economia e Finanças, foram destinados a várias áreas de desenvolvimento Económico e social.

"No caso de Moçambique, esta contribuição do Grupo de Coordenação foi determinante para edificação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento socioeconómico do país principalmente na área de desenvolvimento humano", afirmou Maleiane.

O valor investido pelo BID em Moçambique poderá aumentar, pois segundo Khaled Al-Boodi, director executivo do Conselho Islâmico para o desenvolvimento do sector privado, a instituição demostrou total abertura para financiar projectos de investimento do Governo e sector privado moçambicano.

"É uma mais valia porque a questão do desenvolvimento da economia não é só o financiamento, há vários outros aspectos que precisam de ser coordenados, discutidos e troca de experiências", revelou Macuácu.


A capital moçambicana será palco da 40ª reunião anual do BID.