Actor Angolano Singra em Nova Iorque

Hoji Fortuna, actor angolano

No último Festival Internacional de Cinema de Toronto, Hoji esteve em evidência. Foi o César do filme congolês, “Viva Riva” que recebeu elogios.

Hoji Ya Henda Fortuna. É um jovem angolano. É um jovem actor angolano. Nascido em Luanda um ano antes da independência, e criado pela mãe, depois do pai falecer, Hoji, em Nova Iorque, singra lentamente pelo trilho de uma carreira artística que venceu um pendor mais conservador, como ele diz. Podia ter sido advogado. Mas não. No último Festival Internacional de Cinema de Toronto, Hoji esteve em evidência. Foi o César do filme congolês, “Viva Riva” que recebeu elogios.

Passou por Portugal onde entre estudos e saraus culturais optou finalmente pela arte. Hoji já fez televisão, teatro e cinema. Aliás o seu actual projecto é teatral. “Uma Ferida no Tempo.” Em inglês em Nova Iorque, passado no Harlém espanhol.

Hoji adora falar, e após várias tentativas sentamo-nos finalmente. Ele em Nova Iorque, a Ana Guedes aqui em Washington, e enquanto ele bebia chá, foram falando. Pelo telefone. Sobre quem é Hoji Fortuna…