FMI Aprova Fundos para Angola

FMI Aprova Fundos para Angola

FMI dá aprovação a Fundo Soberano de Investimento

O Fundo Monetário Internacional anunciou hoje a aprovação da entrega de pouco mais de 350 milhões de dólares a Angola ao abrigo do programa de apoio ao país.
A decisão foi tomada na sequencia de uma revisão do programa de estabilização económica de Angola e eleva para quase 883 milhões de dólares o montante já entregue a Angola como parte do programa de apoio deste instituição internacional.
Numa declaração o vice director administrativo do FMI Murillo Portugal disse que as autoridades angolanas estão a efectuar progressos na aplicação do programa de estabilização e reformas e que como resultado a situação macroeconómica de Angola continua a melhorar.
Contudo este dirigente do FMI avisou que Angola tem ainda á sua frente “uma agenda substancial de reformas para fazer face a dificuldades macroeconómicas, fortalecer a capacidade de administração macroeconómica e elimitar a vulnerabilidade de Angola à flutuação dos preços do petroleo”.
Na sua declaração Murillo Portugal ser necessário que se tomem medidas rápidas para especificar a aplicação de reformas fiscais devido á importância crescente de rendimentos não petrolíferos a médio prazo.
O FMI diz ainda que ainda que atrasos em pagamentos domésticos por parte das autoridades têm criado dificuldades tanto na economia real como no sistema financeiro pelo que as autoridades devem aplicar vigorosamente um programa para a resolução deste problema até ao final do ano e também fortalecer o controlo dos gastos e financiamento orçamental para se evitar novo atrasos.
O FMI deu o seu apoio aos planos para Angola criar um fundo soberano de investimentos e saudou também reformas levadas a cabo no sistema de leilão de divisas externas.