Moçambique quer pôr travão às mortes nas estradas

Moçambique quer pôr travão às mortes nas estradas

Reforçadas as medidas de prevenção dos acidentes de viação

Para travar a onda crescente dos acidentes de viação, a Policia da Republica de Moçambique em coordenação com o Instituto de viação, Administração Nacional de Estradas e grupos de Sociedade Civil virada para as questões de segurança rodoviária, lançou a 29ª Jornada Nacional de trânsito.

Foram já reforçadas, em Moçambique, as medidas de prevenção de acidentes de viação, estando a polícia de trânsito a promover igualmente acções de reflexão sobre as consequenciais que resultam de um comportamento incorrecto e negligente por parte dos utentes das estradas.

Estima-se que de Janeiro a Agosto passado, 1.179 pessoas tenham perdido a vida em Moçambique em 2.350 acidentes de viação registados. Estes dados representam uma redução quer no numero assim como de vitimas por acidentes de viação.

Mas a polícia diz estar preocupado, porque segundo palavras do Vice-comandante Geral, Jaime Basílio,a meta é assegurar que ninguém perde a vida por acidentes de viação.

A 29ª Jornada Nacional de Transito, decorre sob lema, “Mais de 1000 pessoas morrem anualmente por acidentes de viação, cumpra as regras de trânsito”.

O Presidente da Associação dos Transportadores Rodoviários de Nampula, Luís Vasconcelos intervindo na ocasião, reconheceu a gravidades dos acidentes de viação, por isso prometeu a colaboração para o sucesso da jornada e a mudança de comportamentos dos automobilistas.