"Hima": Disco de António Paulino lançado em Luanda

Capa do CD "Hima" terceiro trabalho de originais do cantor angolano António Paulino

“Hima” é o terceiro álbum de originais do músico angolano.

António Paulino lança novo disco

“Hima” é o nome do mais recente disco do músico angolano António Paulino lançado no dia 7 de Julho, em Luanda.

“Hima” é o terceiro álbum de originais do músico. O nome do disco na língua nacional, significa “macaco” em português.

O disco é composto por dez temas cantados em kimbundu, sendo totalmente acústico e produzido em Luanda, nos estúdios do músico Alcas Fernandes, Woofer Aúdio, e misturado em Lisboa.

O CD inclui temas que privilegiam a sabedoria popular, os costumes e provérbios nacionais, com particular destaque para as tradições das províncias de Malanje, Bengo e Luanda.

Paulino António Domingos, autor do sucesso “Ponta pé”, nasceu em Malange, comuna do Quela, a 7 de Abril de 1954. Iniciou a sua carreira em 1971, quando foi convidado a participar numa das edições dos “Kutonocas”, onde gravou também o seu primeiro single, que incluía os temas “Joana” e “Balabina”.

O seu grande sucesso, “Gi Henda dia Mamã” (saudades da mamã), um tema em que o compositor lamenta, de forma melancólica, a morte inesperada da sua mãe, surge em 1973, com o conjunto Jovens do Prenda.

O músico também passou, na década de 70, pelos Kiezos, com os quais actuou durante mais de dez anos.

O disco conta com a participação de músicos como Romão, Alton Ventura, Habana Maior, Miqueias, Alex e Tony Samba, Zé Mansini, Miguel Gonçalves, Correia Miguel, Pitho, Charles Mbuia, Zé Luís e Hugo.