Fronteiras da Guiné-Bissau encerradas no domingo

Candidato Serifo Nhamadjo em campanha

Várias zonas da capital fechadas ao trânsito, excepto viaturas autorizadas

Os guineenses viveram um dia de reflexão política no sábado, após a campanha eleitoral mais pacífica da sua história.

Para o domingo eleitoral, em que será escolhido o novo Presidente da República, em substituiçãodo maliogrado Malam Bacai Sanhá, foram tomadas medias especiais de segurança.

As fronteiras terrestres, marítimas e aéreas da Guiné-Bissau estarão encerradas nas 24 horas de domingo, das 00h00 às 24h00 e a circulação automóvel também está condicionada em todo o país.

Domingo apenas podem circular nos locais mais sensíveis as viaturas que estiverem autorizadas e tenham o respectivo dístico de autorização, disse o ministro do Interior, Fernando Gomes, em conferência de imprensa.

Na Guiné-Bissau também estão helicópteros angolanos, que segundo o ministro se destinam a apoiar o processo eleitoral, nomeadamente para zonas mais distantes e para as ilhas do arquipélago dos Bijagós.

Estas eleições foram convocadas, nos termos da Constituição, 60 dias após após a morte de Malam Bacai Sanhá. Apesar de um incidente entre a polícia e os militares, a campanha foi um affair essencialmente civil e livre de incidentes de nota.