Namibe: Cai nível de mortalidade materno infantil

Namibe: Cai nível de mortalidade materno infantil

Há ainda falta de tecnicos de saude no Namibe

A educação sobre cuidados primários está a contribuir para a redução do índice de mortalidade materno infantil no Namibe

Segundo a especialista do sector de reprodução da saúde pública, Arminda Culoya, a mortalidade materno infantil na provincia do Namibe diminuiu de 28 para 9 mortos materno por ano, ou seja, durante o ano 2011, das mil e seiscentas e cinquenta mulheres grávidas, apenas nove bebes morreram no parto, quando nos anos transactos o numero de mortos maternos eram altos.

Arminda Kuloya, qualificou de gratificante o empenho dos técnicos do sector de saúde e parceiros sociais, na campanha de educação para a saúde junto das comunidades.

Kuloya fez um apelo ás mulheres em estado de gestação, para aderirem os centros de saúde existentes um pouco por todos Municípios da Província, para efeitos de consultas pré-natal, evitar deste modo que haja constrangimentos nos partos.

Por outro lado fez notat no entanto que ainda há falta de quadros qualificados na província.

A especialista para o sector reprodutivo da saúde pública exorta as autoridades governamentais da provincia para um olhar mais atento a formação de técnicos, sobretudo para este sector que muito tem a ver as vidas inocentes e respectivas mães em estado de gestação.