Analistas exigem transparência do Governo nos negócios de gás de Cabo Delgado

Jovem vendedor de rua, cidade de Pemba, Cabo Delgado, Moçambique. Governo diz que o gás vai ajudar a criar emprego.

Analistas defendem maior transparência nas negociações entre o Governo de Moçambique e a petrolífera francesa TOTAL, que, semana passada, anunciou ter completado o financiamento de mais de 16 mil milhões de dólares para o desenvolvimento do projeto de gás natural em Cabo Delgado.

Your browser doesn’t support HTML5

Analistas exigem transparência do Governo nos negócios de gás de Cabo Delgado

"Com este financiamento, o projeto de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma tem pernas para andar", considera Borges Nhamire, pesquisador do Centro de Integridade Pública (CIP).

Nhamire diz que este projeto e outros ligados à exploração de recursos naturais “são muito importantes para o desenvolvimento do país, e a sua negociação e implementação devem ser feitas com transparência".

Ele diz que "os recursos são de todos os moçambicanos nos termos constitucionais, e todos os moçambicanos, através dos mecanismos representantivos existentes, devem ter a oportunidade de discutir esta questão".

Veja Também Total fecha pacote para investimento de 16 mil milhões de dólares em Moçambique

"Há muitos aspectos que devem ser conhecidos nessas negociações, entre os quais os termos de referência do Governo, para que possamos discutir a sustentabilidade do ponto de vista dos preços de comercialização do gás e das outras opções que seriam possíveis usar, como, por exemplo, a produção de fertilizantes para agricultura", realça Borges Nhamire.

Transparência

A Total diz que o projeto tem o potencial de mudar a economia moçambicana, oferecendo pelo menos 50 mil milhões de dólares ao Governo durante os 25 anos de vigência do contrato de exploração do gás.

Contudo, a economista Inocência Mapisse levanta também a questão da transparência, porque em Moçambique não existe um mecanismo de gestão de receitas provenientes do sector extrativo, que noutros países tem sido o fundo soberano.

"Este seria o primeiro debate que deveríamos trazer no que diz respeito à gestão dessas receitas", afirma Mapisse.

Veja Também Fundo Soberano não deve apenas beneficiar as elites, advertem políticos e economistas

Ela avança que um outro aspecto ligado à questão do Fundo Soberano é a vigência da Alta Autoridade, instituição que foi criada em 2014, mas que até ao momento ainda não está operacional.

"Há a necessidade de o Governo acelerar o processo de instalação da Alta Autoridade da Indústria Extrativa, bem como completar o processo de instalação do Fundo Soberano", defende Inocência Mapisse.

"Isso é importante", considera o economista Eduardo Sengo, para quem é fundamental também que sejam adoptadas políticas voltadas para a transferência de rendimentos da indústria extrativa para as pequenas e médias empresas, incluindo as do sector agrário.

Promessas

Por seu turno, o economista João Mosca diz que a falta de transparência é um assunto que sempre se levanta, dado o envolvimento de pessoas ligadas ao sistema do poder neste tipo de projetos, sobretudo em Cabo Delgado.

No meio de críticas, o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, diz que a descoberta de recursos naturais e o investimento que está a ser feito no sector, representam uma grande responsabilidade para o governo.

Tal responsabilidade, diz Agostinho do Rosário, consiste em que “esses recursos naturais sejam convertidos em mais oportunidades de emprego e renda para as populações".

A Total anunciou ter já assinado todos os contratos legais e financeiros para garantir os 16 mil milhões de dólares, necessários para avançar com o investimento na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, e mantém o ano de 2024 como prazo previsto para a primeira entrega do gás natural liquefeito.

Your browser doesn’t support HTML5

Guerra em Cabo Delgado agrava pobreza