A China acusou Tóquio  - 2004-12-16

A China acusou Tóquio de envenenar as já tensas relações sino-japonesas ao autorizar um antigo presidente de Taiwan a visitar o Japão.

Tóquio disse hoje que concedeu a Lee Teng-hui, de 81 anos, um visto de turista e que ele vai ao Japão este mês. Lee é um defensor aberto da independência da Ilha Formosa.

A China disse que a decisão do Japão fortalece o caminho de Taiwan em direcção a independência.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Liu Jianchao, apelou ao Japão para reverter o curso.

Liu disse que Lee é o cérebro por detrás do movimento para a independência de Taiwan e a China espera, requer mesmo, que o Japão cancele a sua decisão de conceder o visto.

A China considera a Formosa ou Taiwan seu território, embora a ilha tenha sido governada separadamente desde que os nacionalistas chineses para lá fugiram depois de terem perdido a guerra civil contra o Partido Comunista em 1949.

Pequim opõe-se a movimentações que possam reforçar a ideia de uma independência de Taiwan, incluindo visitas de lideres taiwaneses a outros países.

Lee deixou a Presidência em 2000 mas continua activo na política e eh um critico feroz da política de Taiwan da China.

Há três meses, Tóquio negou um visto a Lee mas funcionários disseram que o seu ultimo pedido foi concedido porque o antigo presidente taiwanes prometeu que não se envolveria em política durante a sua visita ao Japão.

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Nobutaka Machimura, afirmou hoje que o assunto não é importante já que Lee vai fazer uma visita privada.

“Machimura disse que não pensa que o assunto do vista va prejudicar as relações com a China.”

A visita de Lee ao Japão é a ultima de uma serie de disputas que tem azedado as relações entre Pequim e Tóquio.

A China e o Japão têm-se digladiado sobre o controlo de um pequeno grupo de ilhas desabitadas no Mar da China. As ilhas situam-se perto de uma possível jazida de gás natural submerso.

Em Novembro, um submarino nuclear chinês navegou em aguas japonesas. Pequim mais tarde pediu desculpa a Tóquio pelo incidente.

Na semana passada o Japão classificou a China de uma ameaça a segurança nacional e disse que iria começar a mudar o foco da sua defesa da Rússia para a China.