As Últimas de Washington

Representante da administração Obama afirma que conselheiros da Casa Branca estão prestes a recomendar um julgamento num tribunal militar para o auto-proclamado "cérebro" dos ataques de 11 de Setembro de 2001 e dos seus quatro principais cúmplices.

A referida recomendação constituirá a inversão da decisão tomada pelo Procurador-Geral da Justiça, Eric Holder, anunciada no ano passado segundo a qual Kahlid Sheik Mohamed e os seus cúmplices deveriam ser julgados num tribunal federal civil em Nova Iorque, próximo do local onde se erguiam as Torres Gémeas, em que foram mortas perto de três mil pessoas em resultado de um ataque terrorista.

Iraque: Eleições Domingo

Os candidatos às eleições parlamentares iraquianas terminaram, sexta-feira, as suas campanhas para a votação de domingo.

Milhões de iraquianos que vivem nos países vizinhos começaram já a votar, na sexta-feira, a maioria dos quais vivem na Síria e na Jordânia.

Estas serão as segundas eleições parlamentares realizadas no Iraque desde a invasão liderada pelos EUA, que depôs o presidente Saddam Hussein, em 2003.

Atacante do Pentágono Não Sobrevive

As autoridades americanas referem que o indivíduo que abriu fogo contra dois polícias à porta do Pentágono morreu em resultados dos ferimentos que lhe foram provocados pelas forças de segurança.

O suspeito, de 36 anos de idade, foi identificado como sendo John Patrick Bedell, abriu fogo, na quinta-feira á noite, contra dois polícias, junto ao Pentágono. Em resposta, o atacante foi atingido a tiro na cabeça, ferimentos que acabaram por resultar na sua morte.

De acordo com as autoridades Bedell tinha em seu poder com duas armas semi-automáticas de calibre 9 milímetros e tinha mais munições dentro da sua viatura estacionada nas imediações do Pentágono.

Campanha Contra a Polio em Marcha

A Organização Mundial de Saúde, OMS, vai levar a cabo uma campanha para vacinar contra a poliomielite 85 milhões de crianças na África Ocidental e Central.

A iniciativa tem por objectivo por termo a um surto que começou em 2008 na Nigéria e que alastrou entretanto aos países vizinhos.

A campanha vai começar este sábado em 16 países da região, 9 dos quais são palco de surtos da doença.

Mais de 400 mil voluntários e funcionários dos serviços de saúde participarão nesta campanha de vacinação contra a polio orçando os 30 milhões de dólares e financiada pela organização "Rotary International".

Togo: Prossegue Contagem dos Votos

As autoridades togolesas prosseguem a contagem dos votos das eleições presidenciais de quinta-feira, votação vista como um teste para a democracia daquele país oeste africano.

A contagem parece estar a decorrer de forma ordeira, o mesmo tendo acontecido com a própria votação, no dia anterior.