Estados Unidos e Angola: Diálogo de Parceria Estratégica

Os Estados Unidos e a República de Angola realizam amanhã, segunda-feira, no Departamento de Estado, em Washington D.C, reuniões preparatórias para o estabelecimento de um diálogo de parceria estratégica, refere uma nota de imprensa da embaixada americana em Angola.

Durante a visita a Angola, em Agosto último, a Secretária do Departamento de Estado, Hilary Clinton e o ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, acordaram criar, em conjunto, um novo mecanismo de cooperação bilateral.

O diálogo de parceria estratégica consistirá em reuniões bilaterais regulares de grupos de trabalho para discutir assuntos de interesse mútuo.

As duas reuniões preparatórias de 16 de Novembro ajudarão a estabelecer o diálogo de parceria estratégica.

A primeira, da cooperação no domínio da segurança, será chefiada, do lado dos Estados Unidos, pelo Secretário Assistente Adjunto, Donald Yamamoto, do Bureau de Assuntos Africanos. A segunda abordará a questão da cooperação energética e será liderada, do lado americano, pelo Coordenador dos Estados Unidos para os Assuntos Internacionais de Energia, o Embaixador David Goldwyn, que, na sexta-feira, concluiu uma visita a Luanda.

Na reunião preparatória sobre segurança, serão debatidas questões sobre a segurança regional e as vias para resolver os desafios transnacionais, tais como o terrorismo, comércio de drogas, tráfico de seres humanos, pirataria, protecção dos recursos pesqueiros e petrolíferos.

Na reunião preparatória sobre energia, serão discutidas questões sobre a energia renovável e da diversificação das fontes de energia, bem como outros temas como a facilitação de negócios e investimentos.

No dia 17 de Novembro, a embaixada angolana e o Centro Woodrow Wilson realizam a Conferência "Angola Day" no Ronald Reagan International Trade Center para a discussão de uma variedade de assuntos, que incluem a agricultura, energia, e infra-estrutura.

Vários responsáveis americanos irão falar na conferência, incluindo o Secretário de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Johnnie Carson, o Administrador Assistente Interino da USAID, Earl Gast, o coordenador dos Estados Unidos para os Assuntos Internacionais de Energia, Embaixador David Goldwyn, e outros oficiais dos departamentos de Energia, da Segurança Interna, e da USAID.