Últimas de Washington


A secretária de estado americana disse que ataques contra jornalistas e defensores dos direitos humanos na Rússia é um sério problema que ameaça o progresso das liberdades democráticas.

Hillary Clinton falava hoje em Moscovo num encontro com estudantes universitários no quadro da sua digressão de cinco dias pela Europa. Clinton disse que as pessoas devem ser livres para desafiar posições impopulares e abusos das autoridades.

A secretária de estado americana à Rádio Eco de Moscovo, ter abordado com o presidente russo Dmitri Medvedev, questões sobre assassinatos de jornalistas.

Primeiro-ministro britânico quer enviar reforços para o Afeganistão

O primeiro-ministro britânico anunciou que planeia enviar mais 500 soldados para o Afeganistão.

Gordon Brown disse hoje que as tropas serão enviadas sob a condição de haver meios materiais e logísticos no terreno com vista a treinar militares afegãos e reforçar as tropas aliadas da NATO.

As forças britânicas são o segundo maior contingente militar no Afeganistão depois dos Estados Unidos.

Também o presidente americano Barack Obama está a considerar a hipótese de envio de mais quarenta mil soldados, com base no pedido do General Stanley McChrystal, o comandante das forças americanas e da NATO no Afeganistão.

Paquistão: bombardeamentos matam 9 rebeldes


Aviões paquistaneses bombardearam alvos da milícia Talibã na fronteira com o Afeganistão, tendo morto pelo menos nove rebeldes.

Responsáveis paquistaneses disseram hoje que os ataques da força área na região de Waziristão acontecem numa altura em que as suas tropas se preparam para mais uma operação no terreno contra o bastião dos Talibãs.

Há várias semanas que os esconderijos dos Talibãs na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão, têm sido alvo dos ataques aéreos.

Iraque: atentados matam 3 pessoas


A polícia iraquiana indicou que atentados bombistas causaram a morte de pelo menos três pessoas e ferimentos em várias outras numa mesquita Chiita próximo de Kharbala.

A primeira explosão ocorreu durante a oração do final da tarde, tendo causado ferimentos a mais de trinta pessoas.

Entretanto no inicio da manhã oito pessoas teriam morrido num ataque com morteiros a noroeste de Bagdade.

De acordo com os responsáveis iraquianos o ataque teve como alvo um mercado popular numa zona predominantemente Chiita no distrito de Shula e provocou igualmente ferimentos em catorze outras pessoas.

Coreia do Norte: Washington insiste em conversações hexa-partidas

Uma alta entidade diplomática americana afirmou que Washington só realizará contactos directos com a Coreia do Norte apenas no contexto das conversações nucleares envolvendo 6 países.

Foi o secretário de estado assistente Kurt Campbell quem fez tais declarações hoje em Pequim depois de um encontro com entidades chinesas para tentar desbloquear as conversações hexa-partidas.

Campbell acrescentou que a China acredita que Pyongyang está disposta a voltar à mesa de negociações. Admitiu contudo que qualquer contacto diplomático com o regime norte-coreano constituía um grande desafio.

Somália: piratas têm ligações ao crime organizado

Entidades policiais internacionais afirmaram que os piratas somalis estão a obter apoio significativo de grupos de crime organizado.

Aquelas entidades fizeram tais revelações durante uma reunião da Interpol em Singapura salientando que os piratas estão a usar armas mais sofisticadas e dispositivos capazes de detectar navios mercantes a milhares de Km da costa somali.

Acrescentaram ainda que sindicatos do crime estão a receber grande parte dos resgates exigidos pelos piratas que já desviaram 34 navios desde o princípio do ano.