As Últimas de Washington

China Apela a Conversações com a Coreia do Norte

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao apelou à comunidade internacional para relançar as conversações sobre o desarmamento nuclear da Coreia do Norte o mais rapidamente possível, antes que a oportunidade se perca.

Wen encontrou-se hoje em Pequim com o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama e o presidente sul-coreano Lee Myung-bak, onde emitiram um apelo conjunto para as conversações hexapartidárias.

Wen disse numa conferência de imprensa conjunta que a Coreia do Norte está a mostrar sinais de que deseja melhorar as relações com os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, mas que a oportunidade pode desaparecer "num piscar de olhos".

O primeiro-ministro chinês encontrou-se com o líder norte-coreano Kim Jong Il no princípio do mês em Pyongyang que lhe disse que o seu país estava desejoso de regressar às conversações sobre desarmamento depois de manter conversações bilaterais com os Estados Unidos.

Acidente com Camião Cisterna na Nigéria

Funcionários nigerianos disseram que 70 pessoas morreram queimadas quando um camião cisterna carregado de gasolina explodiu no sul da Nigéria.

As autoridades disseram que o camião capotou e explodiu sexta-feira devido a um grande buraco na estrada.

O chefe das operações da Junta de Estradas da Nigéria, Bem Ekenna, avisou que acidentes similares acontecerão se as estradas não forem melhoradas.

Progressos nas Conversações nas Honduras

Negociadores dos campos rivais nas Honduras informaram haver progressos significativos nas negociações para o restabelecimento da ordem democrática no país.

Representantes do derrubado presidente Manuel Zelaya e do líder de facto Roberto Micheletti disseram ter chegado a acordo em pelo menos 60 por cento dos assuntos em debate.

Os dois grupos ainda não chegaram a acordo sobre o regresso de Zelaya ao poder antes das eleições presidenciais marcadas para 29 de Novembro naquele país da América Central.

Turquia e Arménia Assinam Tratado

A Turquia e a Arménia assinaram hoje um acordo para normalizar as relações e pôr fim a um século de amargura sobre as mortes de arménios na primeira guerra mundial durante o regime otomano turco.

O acordo deverá ser ratificado pelos parlamentos turco e arménio, mas analistas dizem que uma forte oposição interna em ambos os países irá provavelmente abrandar o processo.

A Turquia e a Arménia estão numa disputa de quase um século sobre as mortes em massa de arménios pelos turcos otomanos durante e depois da primeira grande guerra. Os arménios querem que os massacres sejam reconhecidos como genocídio, uma palavra que a Turquia rejeita fortemente.

Eleições na Birmânia em 2010

A imprensa estatal birmanesa informou que o líder militar da Birmânia confirmou a realização de eleições gerais em 2010.

O jornal "New Light of Myanmar" noticiou que o general Tan Shwe disse que mudando para um sistema parlamentar, vários partidos e diferentes convicções devem emergir.

O discurso aconteceu no mesmo dia em que a detida líder da oposição Aung San Suu Kyi foi autorizada a ter uma rara reunião com diplomatas ocidentais em Rangun.

Hillary Clinton na Europa e Rússia

A secretária de Estado Hillary Clinton partiu sexta-feira à noite para uma digressão de cinco dias à Europa e Rússia.

A viagem será preenchida com conversações de alto nível sobre a guerra no Afeganistão, as ambições nucleares do Irão e um novo pacto entre os Estados Unidos e a Rússia sobre controlo de armas nucleares.

O Irão irá estar no topo da agenda quando Clinton se reunir na terça-feira em Moscovo com o presidente russo Dmitri Medvedev e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Obama Desloca-se a Nova Orleães

A Casa Branca anunciou que o presidente Barack Obama vai na próxima semana à costa do Golfo do México para ver em primeira mão os progressos que estão a ser feitos na região, quatro anos depois de ter sido devastada pelos furacões Katrina e Rita.

Obama vai estar no dia 15 de Outubro em Nova Orleães, no Estado da Louisiana. A administração Obama tem trabalhado arduamente para fornecer aos residentes da costa do golfo os instrumentos necessários, no valor de mil milhões de dólares, para recuperarem dos furacões e reconstruírem as suas vidas e comunidades.