As Últimas de Washington

NATO Propõe Parceria de Defesa à Rússia

A NATO propôs uma nova parceria à Rússia, afirmando que os dois devem trabalhar em conjunto sobre a defesa.

Falando sexta-feira em Bruxelas, o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, apelou por uma revisão conjunta dos desafios de segurança do século 21 e disse que a Rússia deve ser um parceiro na segurança europeia e internacional.

As relações entre a Rússia e a Europa Ocidental melhoraram depois da queda do governo comunista em Moscovo. Mas ficaram novamente tensas no ano passado quando a Rússia aumentou a sua influência sobre ex-países comunistas na Europa de Leste e enviou tropas para a Geórgia.

Putin e Medvedev Elogiam Obama

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin afirmou que a decisão do presidente Barack Obama de abandonar os planos para a instalação de um sistema de defesa contra mísseis na Polónia e República Checa "é correcta e corajosa".

Putin acrescentou esperar que se seguirão outras medidas que ajudem a melhorar as relações entre Moscovo e Washington.

O presidente russo Dmitri Medvedev que se opôs fortemente ao sistema de defesa de mísseis na Europa Central, qualificou a decisão de Obama de responsável.

CIA Aponta Incertezas do Irão Sobre o Nuclear

O director da CIA afirmou que os dirigentes iranianos ainda não têm a certeza se vão prosseguir com o programa de armas nucleares.

Numa entrevista exclusiva à Voz da América, Leon Panetta indicou que o Irão está a trabalhar no sentido de desenvolver a energia nuclear e urânio de baixo teor, e que os dirigentes não terão decidido sobre a construção de uma bomba atómica.

Mitchell Busca a Paz no Médio Oriente

O enviado especial dos Estados Unidos ao Médio Oriente, George Mitchell, efectuou sexta-feira um vaivém entre Jerusalém e Ramallah, para encontros com líderes israelitas e palestinianos, num esforço tendente a alcançar-se um acordo de paz.

Elementos próximos do antigo senador democrata disseram que Mitchell se encontrou de manhã em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, viajando de seguida para a vizinha cidade de Ramallah, na Margem Ocidental, para conversações com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas, após o que voltou a reunir com Netanyahu.

George Mitchell encontrou-se quinta-feira em Amã com o rei Abdullah da Jordânia, que disse que Israel não devia perder a oportunidade de fazer a paz com as nações árabes.

Tribunal Ouve Apelo de Suu Kyi

Um tribunal na Birmânia ouviu o apelo dos advogados da líder da oposição Aung San Suu Kyi contra a sua recente condenação criminal de mais 18 meses de prisão domiciliária.

As autoridades militares birmanesas recusaram um pedido de Suu Kyi para assistir a audiência no tribunal.

A laureada com o Prémio Nobel da Paz foi condenada no mês passado sob a acusação de violar os termos da sua prisão domiciliária ao autorizar que um americano permanecesse na sua casa dois dias, sem ter sido convidado para tal.