Questão Nuclear: EUA Aguardam Proposta Iraniana

A Administração Obama anunciou que vai analisar com seriedade e com respeito mútuo qualquer nova proposta iraniana sobre o seu programa nuclear. O negociador do programa nuclear do Irão anunciou, horas antes desta tomada de posição, que o governo de Teerão reanalisou as suas propostas e que está pronto a retomar as conversações sobre a matéria com as principais potências mundiais.O Departamento de Estado referiu, porém, não ter recebido ainda nenhuma proposta iraniana, o mesmo acontecendo em relação aos outros países envolvidos nas conversações com o Irão.

Mas, as autoridades americanas não excluem a possibilidade de novas conversações com Teerão, afirmando que uma resposta construtiva por parte do Irão à oferta feita, no início do ano, pelas grandes potências nucleares será bem-vinda.

Em Abril deste ano, os EUA, a par de outros membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e da Alemanha, o chamado Grupo dos Cinco Mais UM, ofereceram ao Irão um pacote económico revisto, bem como outros incentivos para que Teerão trave o seu processo de enriquecimento de urânio e regresse às negociações sobre o seu programa nuclear.

A Administração Obama, com o apoio dos seus principais aliados, advertiu que serão aplicadas sanções mais duras contra o governo de Teerão, caso o impasse nas negociações se mantiver até ao fim deste mês.

Na terça-feira, em Teerão, o negociador iraniano, Saeed Jalili, anunciou que o seu governo criou uma série de propostas revistas sobre a questão nuclear e diz estar pronto para conversações com as potências mundial de forma a reduzir as preocupações, entretanto manifestadas.

Durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, disse que nada foi até agora comunicado ao Grupo dos Cinco Mais Um, mas admitiu que aqueles países estão prontos a analisar qualquer proposta que lhes venha a ser apresentada. Disse Kelly: "Iremos rever com seriedade e com espírito de respeito mútuo qualquer proposta que nos seja apresentada. Saudaremos qualquer resposta construtiva do governo iraniano ao convite feito em Abril de 2009 para conversações frente-a-frente. Fazer avançar estas conversações poderá começar a fazer com que o Irão comece a cumprir as suas obrigações internacionais e criar confiança na exclusiva natureza pacífica do seu programa nuclear".

A aparente abertura iraniana para as conversações surge numa altura em que diplomatas sénior do Grupo dos Cinco Mais Um se preparavam para reunir, esta quarta-feira, na cidade alemã e Frankfurt para debater a questão nuclear, tem que deverá estar em destaque nas conversações à margem da Assembleia Geral da ONU, a realizar este mês em Nova Iorque.

Ian Kelly comentou que o Irão tem todas as razões para fazer avançar o processo, numa altura em que o presidente Mahmoud Ahmadinejad irá receber um visto para participar na Assembleia Geral da ONU. Apesar de Ahmandinejad ter discursado todos os anos naquela sessão, desta feita há elementos do Congresso dos EUA que pressionam para que não lhe seja concedido o visto de entrada em Nova Iorque, na sequência da brutalidade policial contra os manifestantes que, em Teerão, protestavam contra o líder iraniano, na sequência das controversas eleições presidenciais de Junho último.