As Últimas de Washington

Irão - sufrágio presidencial foi um golpe contra a democracia

No Irão, o antigo presidente e principal reformista Mohammad Khatami afirmou que o resultado do sufrágio presidencial foi um golpe contra a democracia.

As declarações de Khatami registam-se dois dias após o poderoso Conselho dos Guardiães ter confirmado a re eleição de Ahmadinejad.

Os candidatos presidenciais derrotados Mir Hossein e Mehdi Karroubi criticaram igualmente o resultado do sufrágio, classificando o governo de Ahmadinejad de ilegítimo.

Numa declaração publicada no seu portal da internet, Mousavi apelou aos seus apoiantes para continuarem a lutar pelos direitos do povo, apelando a liberdade de imprensa, reformas eleitorais e a libertação de todos os que foram detidos nas manifestações pós eleitorais.

Afinal a caixa preta do Airbus não foi encontrada

O Governo francês desmentiu o anúncio que fizera anteriormente sobre a localização de uma das caixas negras do Airbus A310 das linhas aéreas iemenitas que se despenhou no Índico com 153 pessoas a bordo.

O secretário de Estado francês da Cooperação, esclareceu que os sinais localizados por uma patrulha aérea a 40 quilómetros da Grande Comore vinham afinal de um transmissor de emergência do aparelho da Yemenia.

O voo que tinha levantado da capital iemenita, Sanaa, para as Comores, despenhou-se no oceano na madrugada de terça-feira quando estava a apenas 20 quilómetros do destino.

Foi encontrada apenas uma sobrevivente, Bakari Baya, uma comoronense de 14 anos que vivia em França – os médicos dizem que está a recuperar. O pai, Kassim Bakari, referiu que a jovem viajava com a mãe para visitar familiares nas Comores, explicando que foi ejectada do avião quando este caiu e que se agarrou aos destroços durante várias horas até ser socorrida.

Honduras – OEA apresenta ultimato

Os países membros da Organização dos Estados Americanos deram um ultimato de 72 horas ao governo interino das Honduras – criado na sequência da deposição do Presidente do país, Manuel Zelaya – para repor a democracia no país, sob pena de Tegucigalpa ser suspensa da organização.

Zelaya – que goza de uma vaga de apoio internacional – prometera regressar às Honduras na quinta-feira para acabar de cumprir o seu mandato de quatro anos, e que o fará acompanhado de alguns dos chefes de Estado dos países membros da OEA, num desafio directo ao aviso feito pelos militares de que o prenderão no momento em que puser o pé em solo hondurenho.

Em declarações feitas nas Nações Unidas antes de viajar para Washington para se encontrar com os líderes da OEA, o Presidente das Honduras precisou que na sua escolta estarão os chefes de Estado da Argentina e do Equador, bem como o secretário-geral da OEA e também o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Níger - Líder da oposição detido pela polícia

No Níger, a polícia deteve o principal dirigente da oposição, após este ter afirmado que o presidente estava a violar a lei para se manter no poder.

Mahamadou ISSOUFOU esteve detido, na capital, durante duas horas tendo sido posteriormente posto em liberdade.

Issoufou acusa o presidente Mamadou Tandja de ter levado a cabo um golpe de estado ao dissolver o Supremo Tribunal e assumir outras medidas destinadas a prolongar o seu mandato.

Suíça recusa extraditar suspeito de genocídio

A Suíça recusa-se a extraditar um antigo ministro do governo do Ruanda suspeito de envolvimento no genocídio de 1994.

O governo suíço indicou que o pedido do Ruanda não contem informações suficientes para suportar as alegações de genocídio, e que o Ruanda não será capaz de assegurar o respeito pelos direitos básicos do suspeito no caso de ser entregue.

A Suíça não revelou o nome do antigo ministro tendo em conta a legislação sobre privacidade.

Nigéria emboscada um coluna policial

Na Nigéria as autoridades indicaram que indivíduos armados efectuaram uma emboscada uma coluna da polícia e de trabalhadores estrangeiros na região sudeste, matando cinco agentes.

As autoridades descreveram o ataque com tendo sido uma tentativa de raptar os trabalhadores estrangeiros, que laboram para uma empresa de engarrafamento localizada na cidade de Aba, no estado de Abia.