Últimas de Washington

Um avião de passageiros da "Air France" com mais de 200 pessoas a bordo foi dado como desaparecido temendo-se que se tenha despenhado ao largo da costa nordeste do Brasil.

O avião fazia a ligação Rio de Janeiro-Paris e tinha passado através de uma zona com trovoadas e possíveis relâmpagos.

Os controladores aéreos brasileiros fizeram o último contacto com o voo 447 da "Air France" esta madrugada quando o aparelho deixava o espaço aéreo brasileiro a 350 km a nordeste da cidade de Natal.

Um responsável da "Air France" afirmou entretanto em Paris que uma mensagem automática do avião indicava que o aparelho tinha encontrado fortes trovoadas que teriam afectado os sistemas de controlo de bordo.

A mesma fonte acrescentou que não se verificou um contacto via rádio com os pilotos indicando que o avião se encontrava em sérios apuros quando transmitiu a mensagem automática.

General Motors abre falência


O presidente americano Barack Obama disse hoje ser dolorosa a falência da General Motors, mas salientou que a mesma era necessária para a recuperação daquele sí9mbolo da indústria americana.

A GM declarou hoje falência como parte de um plano do governo federal visando a sua reestruturação.

O presidente Obama disse que muitos postos de empregos vão ser eliminados, mas salientou que tal sacrifício irá ajudar a criar uma forte empresa para as gerações futuras.

Apesar da recente injecção de 20 mil milhões de dólares de ajuda do governo a GM não conseguiu estabilizar as suas contas por causa da quebra das vendas de suas viaturas.

Espera-se que o governo federal injecte mais 30 mil milhões de dólares para recuperar a companhia.

Iraque: atentado mata 4 pessoas


No Iraque, um atentado bombista num mercado de Bagdad causou a morte de 4 pessoas e ferimentos noutras 13.

Há duas semanas atrás verificou-se a deflagração de uma outra bomba naquele mesmo mercado vitimando 3 soldados americanos e mais de uma dezena de civis.

Por outro lado, um bombista suicida fez hoje explodir a bomba que transportava junto a um posto de controlo da polícia na cidade de Jalula a nordeste da capital. O bombista foi a única vítima nesse último incidente.

Somália: confrontos matam 9 pessoas


Na Somália morreram pelo menos 9 pessoas durante confrontos na capital, Mogadíscio, entre rebeldes islâmicos e forças pro-governamentais.

Mogadíscio tem sido palco de confrontos quase diários desde 7 de Maio quando grupos militantes islâmicos desencadearam uma ofensiva contra as posições governamentais.

Os combates já fizeram mais de 200 mortos e obrigaram mais de 60 mil pessoas a fugirem da capital somali.


França entrega piratas somalis


A marinha de Guerra francesa entregou 4 supostos piratas, 2 deles mortos, às autoridades da região semi-autónoma da Puntlândia na Somália.

Entidades oficiais da Puntlândia afirmaram que os 4 indivíduos foram capturados por um navio de guerra indiano ao largo da costa da Somália.

Tanto a França como a Índia despacharam navios para a zona do Golfo de Adén de modo a protegerem os navios mercantes dos ataques de piratas somalis que operam a partir de bases na Puntlândia.

Nigéria: grupo militante diz que vai libertar refém


Na Nigéria o principal grupo militante afirmou que planeava libertar um refém britânico que se encontra em cativeiro desde Setembro passado.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger afirmaram que pretendem libertar Mathew Maguire ainda hoje, por ocasião do seu aniversário.

Nos últimos 3 anos centenas de pessoas foram raptadas na região do Delta do Níger pelos militantes que pretendem uma melhor distribuição pelas populações locais dos lucros da exploração petrolífera.