No Malawi Cerca de Seis Milhões Estão a Votar

Eleitores no Malawi vão hoje as urnas para a eleição do presidente e do parlamento, eleição em que o Presidente Bingu wa Mutarika concorre para o seu segundo mandato contra uma coligação de candidato apoiada pelo seu predecessor, o ex-presidente Bakili Muluzi.

O Presidente Bingu wa Mutarika, do Partido Democrático Progressivo enfrenta, na corrida as urnas, no Malawi, um rival de longa data, John Tembo, do Partido do Congresso do Malawi. John Tembo recebeu o apoio do ex-presidente Bakili Muluzi, da Frente Democrática Unida, impedido, ele próprio, pelo Tribunal Constitucional do Malawi, de concorrer para o terceiro mandato nestas eleições.

Cerca de seis milhões de malawianos estão registados para este voto presidencial em que concorrem a suprema magistratura malawiana sete candidatos, e mais de mil outros, entre os quais 200 mulheres, para os 123 assentos no parlamento.

O Presidente da Comissão Eleitoral, Anastanzia Msosa, tenta assegurar o eleitorado no rescaldo das alegações que indicam que esforços estariam em curso para falsificar a votação:

"Eu diria que estamos preparados para estas eleições…podemos assegurar os partidos políticos e outros interessados …que estamos preparados para as urnas."

O homem de negócios, Mabvuto Gondwe, disse que Bingu wa Mutarika, um economista e funcionário civil internacional, aposentado, promoveu a agricultura e a economia do Malawi, que cresceu em cerca de sete por cento nos últimos anos. Disse este homem de negócios que o Malawi necessita de um líder como ele, capaz de promover o seu sector agrícola através de subsídios em fertilizantes e outras formas de financiamentos. Mabvuto disse que wa Mutarika é o seu candidato, e que ele vai votar nele.

Bingu wa Mutarika foi originalmente candidato do partido do ex-presidente Bakili Muluzi, Frente Democrática Unida, partido do qual wa Mutarika se iria logo a seguir desligar devido a desavenças entre os dois líderes, fundando wa Mutarika, o seu próprio Partido Democrático Progressivo.

John Tembo, que recebera o apoio de Muluzi,tem sido até agora uma figura controversa devido a sua associação, no passado, com o primeiro presidente do Malawi, Hastings Kamuzu Banda. Mas os seus apoiantes afirmam, nas palavras de Merick Chisale, agricultor, Tembo é um homem diferente.

Os responsáveis da Comissão Eleitoral afirmam esperar poder anunciar os resultados da votação, até a próxima quinta-feira.