As Últimas de Washington

Mari Alkatiri em Bissau

Na Guiné-Bissau a instabilidade política e militar leva Mari Alkatiri a Bissau. O antigo Primeiro-ministro de Timor Leste, encontra-se na capital guineense, tendo já mantido encontros com Presidente da República interino, Primeiro-Ministro e o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas interino.

Na qualidade do enviado especial do presidente timorense, José Ramos Horta, Alkatiri esteve também reunido com a Sociedade Civil e o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Desejado Lima da Costa, com o qual abordou assuntos ligados a preparação do escrutínio presidencial antecipado de 28 de Junho próximo.

Mari Alkatiri, disse que a preocupação de momento deve ser "a Guiné-Bissau pós eleições". Nesta perspectiva, garante que o seu país irá participar na promoção da imagem positiva da Guiné-Bissau junto dos países doadores, enquanto estratégia para assegurar a estabilidade política, económica e social do país.

Líder da Junta Militar de Conakry poderá concorrer a Presidente

Na Guiné-Conakry o comandante de junta militar no poder, o capitão Moussa Dais Camara, afirmou que nada o irá impedir de despir o uniforme para se tornar candidato ao sufrágio presidencial previsto para Dezembro próximo.

Camara fez esta declaração perante uma multidão, tendo acusado os políticos de interferirem com o debate da ajuda externa numa tentativa de agitar a população contra o governo de transição.

Camara sublinhou que os políticos manifestaram desejo pelo poder durante 24 anos sob o regime do antigo presidente Lansana Conté, mas que qualquer cidadão pode concorrer a chefia do Estado.

Capitão do cargueiro americano chega a Mombaça

O capitão do cargueiro americano que esteve refém de piratas ao largo a Somália chegou hoje em segurança ao porto queniano de Mombaça.

Richard Phillips encontrava-se a bordo do navio de guerra americano "Bainbridge" que o resgatou no domingo.

O capitão Phillips não teve oportunidade de se encontrar com a sua tripulação que, entretanto já regressou aos Estados Unidos, pelo facto do "Bainbridge"ter ido em socorro do cargueiro americano "Liberty Sun", o segundo navio com bandeira americana a ser atacado por piratas somalis numa semana.

Respondendo a onda dos recentes ataques, a secretária de Estado Hillary Clinton prometeu novos esforços para localizar e congelar os bens de piratas somalis.

Acidente Rodoviário no Zimbabué

No Zimbabué, pelo menos 29 pessoas morreram e 40 outras ficaram feridas quando um autocarro se virou depois de ter furado um pneu.

O autocarro circulava numa estrada a sul da capital, Harare, quando se acidentou. Foi a mesma estrada onde uma colisão em Marco matou a mulher do novo primeiro-ministro zimbabueano, Morgan Tsvangirai.

Acidentes rodoviários no Zimbabué são comuns sendo muitas vezes atribuídos as péssimas condições das estradas.

Ghadafi quer Estado Pan-Africano

O líder líbio, Moammar Gadhafi, apresentou os detalhes da sua controversa visão de um estado-pan-africano, durante a abertura da reunião especial hoje, quarta-feira, da União Africana, em Tripoli.

Gadhafi apelou aos líderes africanos no sentido de acelerarem o processo da integração.

O governante líbio, líder em exercício da União Africana, disse que as existentes instituições do grupo africano poderiam ser reorientados para servirem o almejado objectivo de um super-estado a escala continental.

Disse o governante líbio que ao Conselho Executivo da União Africana poderiam ser atribuídas as pastas dos Negócios Estrangeiros, da NEPAD, ou seja, a Nova Parceria de Desenvolvimento Economico,desta feita, incumbida de supervisionar o Comercio Exterior do Continente, enquanto o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, assumiria o encargo da Defesa.

Gadhafi tem apresentado a sua visão de um estado pan-africano durante anos, mas a questão dividira a liderança africana na sua cimeira em Fevereiro passado em Adis Abeba, na Etiopia. Moammar Gadhafi eh de opinião que uma África unificada poderia competir melhor com o Ocidente, enquanto, por outro lado, a maioria dos estadistas de África se opõe a um governo a escala continental, pelo menos num futuro próximo.

Obama no México

O presidente dos Estados Unidos encontra-se no México para conversações que devem ser dominadas pela segurança de fronteira e a guerra contra as drogas.

No encontro de Barack Obama com o presidente Felipe Calderon devem ser ainda abordados assuntos como a imigração ilegal e a recessão económica.

O presidente dos Estados Unidos segue amanha, sexta-feira, para a Trinidad e Tobago para a cimeira das Américas.

Prisão perpétua para sargento americano

O soldado norte-americano condenado pelo assassinato em 2007 de quatro iraquianos detidos vai cumprir uma pena de prisão perpétua.

Um júri militar reunido numa cidade alemã considerou que o sargento-ajudante John Hatley foi responsável pelas mortes tipo execução dos quatro iraquianos que estavam amarrados e com os olhos vendados.

Dois outros militares acusados das mortes já tinham sido condenados em julgamentos separados.