Hollywood espera uma corrida competitiva aos Oscares

“Dreamgirls”, uma historia da musica Motown, obteve nomeações para melhor actor secundário (Eddie Murphy), melhor actriz secundaria (Jennifer Hudson), melhor guarda-roupa, direcção artística, pelas três canções originais e mistura de som.

O filme “Babel” obteve sete nomeações, incluindo o de melhor filme. A película começa com um disparo contra uma turista no deserto de Marrocos, passando depois para historias de seis famílias através do mundo.

“Babel” obteve nomeações para o seu realizador mexicano Alejandro Gonzalez Inarritu e para duas actrizes secundarias, Adrianna Barraza e Rinko Kikuchi. Foi também nomeado pela sua edição, argumento e banda sonora.

Outras nomeações para o melhor filme incluem a comedia “Little Miss Sunshine” e o policial “The Departed”. O realizador Martin Scorsese está nomeado para o Oscar para melhor realizador e o actor Mark Wahlberg irá competir no Oscar para melhor actor secundário.

“Cartas de Iwo Jima”, um filme norte-americano falado em japonês, deu a Clint Eastwood a nomeação para melhor realizador e está também nomeado para melhor filme.

“A Rainha”, a historia da família real britânica depois da morte da princesa Diana, recebeu seis nomeações, incluindo o de melhor filme e melhor actriz (Helen Mirren). Outras candidatas a melhor actriz são Penelope Cruz, em “Volver”, Julie Dench em “Notas sobre um Escândalo”, Kate Winslet em “Criancinhas” e Meryl Streep na sátira sobre a industria da moda “The Devil Wears Prada”.

Analistas em Hollywood esperam uma corrida competitiva aos Oscares este ano. Leonardo di Caprio e candidato a melhor actor pelo seu desempenho como mercenário em “Diamantes de Sangue”. Forest Whitaker pelo seu papel do ditador ugandes Idi Amin no filme “O ultimo rei da Escócia”. O veterano Peter O’ Toole e outros dos nomeados a melhor actor pelo seu papel de um velho actor romântico no filme “Vénus”.

A fantasia mexicana “Pan’s Labyrinth” e candidata a seis Oscares, incluindo o melhor filme estrangeiro. Os outros filmes estrangeiros são da Dinamarca, Alemanha, Argélia e Canada.

A entrega dos Oscares terá lugar no próximo dia 25 de Fevereiro em Los Angeles.