Como o Sudão e a Eritréia Podem Melhorar as Relações

Representantes do grupo rebelde Frente Leste e o governo sudanes estão reunidos em Asmara, a capital da Eritréia, para completarem os pormenores finais do acordo.

Rabie Abdul Atti, um acessor do Ministério da Informação do Sudão, descreveu a Voz da América alguns dos assuntos que se encontram ainda pendentes.

“O acordo entre o governo e a Frente Leste depende ainda de uma série de assuntos: o assunto da distribuição do poder e da riqueza e também um protocolo para disposições sobre segurança”.

O acessor Atti acrescentou que o acordo envolve também formas sobre como é que o Sudão e a Eritréia podem melhorar as suas relações.

Tropas governamentais sudanesas e forças do movimento Frente Leste lutaram mais de um ano no leste do Sudão, tendo assinado um acordo de cessar-fogo em 19 de Junho passado.

Vários grupos rebeldes formaram a Frente Leste no ano passado para exigiram mais autonomia e uma maior partilha das receitas do petróleo e do ouro do Sudão e de outros recursos.

As suas exigências são similares as dos rebeldes que lutaram no sul do Sudão e assinaram um acordo de partilha do poder e das riquezas com Cartum.

O acessor do Ministério sudanes da Informação notou que o seu governo já assinou acordos com grupos rebeldes no sul do pais e em Darfur e afirmou que tem grandes esperanças de que com este acordo, terminarão os conflitos armados no Sudão.