René Preval Quer Ver Respeitada a Vontade Popular

René Preval, o presumível vencedor das eleições, afirma querer que a vontade do povo haitiano seja respeitada. Durante uma conferência de imprensa que teve lugar em Port au Prince, a capital, René Preval disse estar preocupado com a situação nas ruas, onde se têm registado actos de violência.

Barricadas ainda bloqueiam muitas ruas da capital na sequência das manifestações em que dezenas de milhar de votantes irados protestaram contra atrasos na divulgação dos atrasos eleitorais. Os manifestantes apoiam o seu candidato, René Preval, que tem 49 por cento dos votos quando estão contados 90 por cento dos boletins entrados nas urnas.

Muitos afirmam pensar que os funcionários dos serviços eleitorais e a comunidade internacional estão a tentar evitar a vitória de Preval por não gostarem dele.

Preval necessita apenas de uma maioria simples de 50 por cento para ganhar a presidência à primeira volta das eleições. Caso contrário terá que participar numa segunda volta contra o candidato segundo classificado, Leslie Manigat, no próximo mês. Manigat obteve apenas 12 por cento dos votos.

Os observadores internacionais não mencionaram quaisquer irregularidades graves, mas suspeitas de fraude dominam a comunidade política. O candidato que se qualificou em terceiro lugar, Charles Baker e dois representantes da comissão eleitoral fizeram declarações em separado à imprensa dizendo suspeitar de irregularidades na votação, exigindo que seja feita uma investigação.

O porta-voz da ONU, David Wimhurst, afirma que aquelas alegações são inflamatórias e que não ajudam a estabilizar uma situação já de si tensa: ”Penso que estão a criar agitação. Há pessoas que estão a fazer reivindicações gratuitas e infundadas e, claro, as pessoas que votaram a favor do candidato mais votado estão a ser agitadas, estão a ser organizadas para participarem nestas manifestações e para levantarem barricadas e isso está a causar o caos na cidade impedindo que a força de estabilização da ONU faça o seu trabalho e impedindo também que a máquina eleitoral funcione devidamente. As manifestações estão apenas a criar demoras e não estão a ajudar em nada.”

Em Nova Iorque, o presidente do Conselho de Segurança, o americano John Bolton, encorajou todas as partes a manterem-se calmas enquanto os resultados eleitorais estão a ser confirmados. Disse Bolton que o Conselho de Segurança exorta vivamente todas as partes a respeitarem os resultados eleitorais e a evitarem actos de violência.

Na segunda-feira, milhares de manifestantes invadiram um hotel onde as autoridades eleitorais e funcionários da ONU instalaram o centro de Imprensa para anunciar os resultados. O Prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, que se encontrava no hotel, apareceu à janela do seu quarto para apelar à multidãao para se manter calma.

Helicópteros da ONU evacuaram os hóspedes que se refugiaram no telhado do hotel. Depois de terem saltado para a piscina e corrido pelos corredores do hotel, a multidão abandonou o edifício pacificamente. Posteriormente, a gerência do hotel ordenou à ONU para que encerrasse o centro de imprensa e abandonasse o edifício.

Preval foi presidente do Haiti entre 1996 e 2001 e é visto como um aliado do antigo presidente Jean Bertrand Aristide. Muitos dos que votaram a favor de Preval dizem que o candidato é gémeo de Aristide. Com a vitória de Preval, os seus apoiantes esperam ver Aristide regressar do seu exílio na África do Sul.

Preval reuniu-se na segunda-feira com representantes da ONU e com os embaixadores dos EUA, França, Canadá e Brasil.No final do encontro, o embaixador brasileiro, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, leu um comunicado em francês.

Disse Cordeiro estar confiante que a contagem dos votos será feita de uma forma transparente e pediu ao povo haitiano, que foi um notável exemplo para o mundo a 7 de Fevereiro, para permanecer calmo. E adiantou que a comunidade internacional se encontra no Haiti para supervisionar o processo eleitoral com a intenção de ajudar o país a regressar à paz e à estabilidade.

As autoridades eleitorais afirmam poder revelar os resultados finais oficiais no próximo dia 24.