A oposição conservadora canadiana saiu vencedora

A oposição conservadora canadiana saiu vencedora das eleições gerais pondo fim a 12 anos de governo liberal.

Os resultados eleitorais tornam o economista Stephen Harper, de 46 anos de idade, o vigésimo segundo primeiro ministro do Canadá. O partido Conservador elegeu 124 dos 308 possíveis elementos do parlamento e obteve apenas 36 por cento do voto popular.

Estes resultados derrotaram o líder do Partido Liberal e antigo primeiro ministro, Paul Martin, que esteve no poder pouco mais de dois anos. Martin irá continuar no parlamento por Montreal, tendo anunciado a resignação da chefia partidária no discurso de demissão. O partido Liberal obteve 103 lugares na Câmara dos Comuns do Canadá, e pouco mais de trinta por cento do sufrágio popular.

O Partido do Bloco do Quebeque, que advoga a separação do Canadá, ficou com 51 lugares, o partido de esquerda da Nova Democracia 29 assentos, tendo o líder deste partido e a esposa, tornando-se apenas o segundo casal, na historia canadiana a obter lugares no parlamento.

No Canadá, os eleitores votam nos membros do parlamento, e não nos dirigentes partidários. A formação política que obtenha o maior numero de assentos forma o governo, e o seu dirigente partidário, neste caso Stephen Harper, torna-se primeiro ministro.

No discurso de vitoria, em Calgary, Harper afirmou estar consciente de que as outras formações políticas têm maior numero de assentos do que o seu gabinete minoritário, e num gesto de conciliação prometeu trabalhar com os seus rivais políticos.

‘Embora os canadianos tenham votado pela mudança, não deram a qualquer partido a maioria na Câmara dos Comuns. Pediram-nos para que cooperemos, trabalhemos juntos para resolver as preocupações reais do povo trabalhador e das suas famílias. Desejo trabalhar com todas as formações partidárias e todos os membros do parlamento para construir consenso e fazer avançar o país. Nunca tive tanto orgulho no nosso grande país, e sinto-me honrado por ter sido escolhido para o liderar.’

A mudança de poder deverá ocorrer nas próximas duas semanas, e após a tomada de posse Harper indicou que vai apresentar legislação sobre responsabilização federal, uma promessa feita durante a campanha para eliminar a possibilidade de escândalos e a corrupção.

Um relatório indiciando actividade criminosa e corrupção por parte de vários responsáveis governamentais quando do gabinete do primeiro ministro liberal, Jean Chretien, forcou ao sufrágio de ontem. O relatório e outros alegados escândalos rodearam o partido Liberal e Paul Martin durante toda a campanha eleitoral.

Como novo primeiro ministro, Harper indicou que o seu governo vai reduzir os impostos, reformular o sistema judicial canadiano, conceder aos pais créditos para assistência infantil, e reduzir o tempo de espera para cirurgias no sistema de saúde publica do Canadá.