Militares e agentes da policia israelitas, entravam na aldeia de Netzarin

Enquanto um pequeno grupo de colonos cantava melodias tristes de despedida hoje, segunda-feira de manhã, militares e agentes da policia israelitas, entravam na aldeia de Netzarin, uma comunidade religiosa de cerca quinhentos agricultores, o ultimo dos 21 redutos judaicos em Gaza a ser evacuado. Contrariamente aos casos anteriores em que tropas tiveram que intervir, removendo barricadas, em Netzarin os soldados encontraram muito pouca resistência.

O representante da comunidade, Eliahu Uzan, disse à televisão israelita que a sua comunidade determinou aceitar a evacuação, adiantando que nunca tinha havido nem vai haver violência em Netzarin.

As autoridades israelitas tinham calculado que lhes iria levar cerca de três semanas ou mais para completar a operação que começou na quarta-feira, que todavia decorreu mais rapidamente do que esperavam.

Entretanto, bulldozers militares começaram a destruir casas no domingo nos aldeamentos já evacuados, afirmando as tropas que vão abandonar a região daqui a algumas semanas depois do trabalho das demolições.

A força militar deverá remover ainda residentes de mais duas aldeias pequenas na zona noroeste da Margem Ocidental, até o fim da semana, onde se registaram no domingo confrontações entre soldados e manifestantes que prometeram resistir a evacuação das pequenas aldeias de Sanur e Homesh.

Falando ainda no domingo às tropas que realizaram o desengajamento, o Primeiro Ministro Ariel Sharon admitiu que as emoções que acompanharam a operação, foram duras para todos os israelitas e para si próprio.

’...disse que tudo aqui não significava o fim ou a destruição do zionismo ou dos aldeamentos como tais, porque Israel deverá assegurar a todos os israelitas outros sítios onde se vão fixar mais tarde, no futuro...’

Na segunda-feira, o jornal Jerusalem Post, citou o primeiro ministro israelita como tendo afirmado que haveria mais zonas residenciais, referindo-se a dois grandes de terra na Margem Ocidental, Maalen Adumim, a pouca distância a leste de Jerusalém, e Ariel, não muito longe de Tel-Avive.

A evacuação israelita ressuscitou entre os Palestinianos e alguns sectores da opinião internacional expectativas quanto ao reatamento ,para breve, das conversações de paz. Todavia, Sharon disse que isso poderia acontecer apenas quando os Palestinianos abandonassem a violência contra o estado israelita.

Nas suas declarações no domingo, o líder israelita acrescentou que não haveria mais evacuações unilaterais, mas apenas o retorno ao roteiro de paz, tal como foi definido e apoiado pela comunidade internacional.