Eleições na Huíla envolvem 14 mil funcionários provinciais

  • Teodoro Albano

Em muitos países, as filas de eleitores começam antes do nascer do sol (foto de arquivo) AP

Está em curso a formação eleitoral, que consiste em reproduzir o que se vai passar no dia das eleições, 31 de Agosto
Na Huíla estão ser formados os membros que vão trabalhar nas mesas de assembleias de voto a serem colocadas nos catorze municípios da província.
O processo eleitoral vai mobilizar na província pouco mais de catorze mil funcionários entre membros das assembleias de voto, supervisores logísticos e assistentes eleitorais.
A formação, que decorre em fases, abrangeu inicialmente seis dos 14 municípios a saber: Cacula, Gambos, Quilengues, Kuvango, Chipindo e Humpata.
Nesta segunda-feira arrancou a formação para os demais oito municípios;
“ No dia 6 de Agosto num processo que vai até dia 10 do mesmo mês iniciou-se então, os restantes oito municípios da província da Huíla, nomeadamente os municípios de Quipungo, Matala, Chicomba, Jamba, Caconda, Caluquembe, Lubango e Chibia.”
Os procedimentos a observar no dia da votação, exercitados através de simulação, são algumas matérias dadas durante a formação, disse o porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral da Huíla, Longa Paquete;
“ A ideia aqui é imaginar que se está no dia 31 e está se a constituir as mesas das assembleias de voto, os eleitores estão a afluir e os membros das assembleias de voto procedem como a legislação sobre a matéria indica sobretudo como as atitudes que os membros devem ter com os eleitores, desde a chegada dos eleitores a mesa a entrega do boletim de voto”.
A província da Huíla terá disponíveis durante a votação 2.546 mesas de assembleias de voto distribuídas pelos municípios consoante a concentração demográfica.