Links de Acesso

Zimbabwe: Tsvangirai gravemente doente, diz fonte partidaria


Morgan Tsvangirai

A fonte diz que: “Com base no relatório médico que recebi ontem, a situação não parece boa. Ele está gravemente doente e devemos esperar o pior”.

O líder da oposição zimbabueana, Morgan Tsvangirai, está gravemente doente, num hospital da África do Sul, e os seus apoiantes deverão esperar o pior, disse, hoje, à Reuters, uma fonte do seu partido, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).

“Com base no relatório médico que recebi ontem, a situação não parece boa. Ele está gravemente doente e devemos esperar o pior”, disse a fonte, referindo-se ao líder de 65 anos de idade, que desde 2016 tem frequentando os hospitais.

A Reuters reporta que estado de saúde de Tsvangirai tem dividido o MDC, com alguns membros manifestando a intenção de substituir o antigo líder sindical.

No mês passado, Tsvangirai disse que havia chegado o momento de substituir a velha geração por “novas mãos”, uma referência à necessidade de mudança na liderança do partido.

Analistas dizem que sem o seu fundador e líder, o MDC poderá, de imediato, viver momentos de instabilidade e eventualmente ficar dividido, o que seria um presente para o novo presidente Emmerson Mnangagwa, nas eleições esperadas nos próximos meses.

Mnangagwa dirige o Zimbabwe desde Novembro de 2017, após o afastamento por militares de Robert Mugabe, que dirigiu o país desde a independência da colonização britânica em 1980.

O porta-voz de Tsvangirai Luke Tamborinyoka disse à Reuters que o líder encontra-se “estável, mas a nação deverá continuar a rezar”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG