O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, é aguardado nesta quarta-feira, 21, em Washington, onde será recebido pelo seu homólogo americano Joe Biden, na Casa Branca.
O encontro acontece ao fim da tarde, seguido de uma conferência de imprensa dos dois líderes.
Mais tarde ele deve discurar numa sessão conjunta do Congresso.
Esta é a primeira visita ao exterior de Zelenskyy desde a invasão russa a 24 de Fevereiro.
Nas primeiras horas de hoje, ele escreveu no twitter que estava a caminho dos Estados Unidos “para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia”.
Um alto funcionário do Governo americano disse a repórteres que o Presidente Joe Bidena convidou Zelenskyy para se encontrar com ele, a sua equipa de segurança nacional e membros do Executivo.
A mesmq fonte, em anonimato, acrescentou que as duas partes vão ter uma "discussão estratégica aprofundada sobre o caminho a seguir no campo de batalha”, que equipamentos e treinos os Estados Unidos e outros aliados podem fornecer, bem como ajuda económica, energética e humanitária.
“O Presidente Biden terá a oportunidade de reforçar que esse apoio não é apenas sobre o que fizemos antes, mas o que faremos hoje e o que continuaremos fazendo pelo tempo que for necessário”, continuou aquele alto funcionário da Administração.
Biden deve anunciar um pacote de ajuda à Ucrânia de cerca de 1.8 mil milhões de dólares, que incluirá uma bateria de mísseis Patriot, um sistema de defesa aérea mais avançado do que o que a Ucrânia conseguiu até agora.
Fórum