Links de Acesso

Zâmbia: Hichilema, líder da oposição, com vantagem inicial na contagem de votos das presidenciais


Hakainde Hichilema

Em 15 dos 156 círculos eleitorais Hichilema obteve 171.604 votos contra 110.178 de Lungu

O líder da oposição zambiana, Hakainde Hichilema, tem uma vantagem na contagem inicial dos votos das eleições presidenciais sobre o rival de longa data e actual chefe de Estado, Edgar Lungu, de acordo com dados divulgados pela comissão eleitoral, neste sábado, 14.

Lungu, de 64 anos e no poder desde 2015, enfrenta uma disputa potencialmente acirrada contra Hichilema - conhecido como "HH" - um empresário que critica a gestão do presidente de uma economia em crise.

Os investidores seguem de perto o resultado da eleição de quinta-feira: O país da África Austral está altamente endividado e sofreu o primeiro default soberano da era da pandemia, em Novembro.

O apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), já em grande parte acordado, está suspenso até depois da votação.

Os resultados de 15 dos 156 círculos eleitorais do país deram a Hichilema 171.604 votos contra os 110.178 obtidos por Lungu, que concorre a um segundo mandato de cinco anos.

Manchetes africanas 12 Agosto: Moçambique - Famílias regressam lentamente às suas aldeias em Mocimboa da Praia
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:59 0:00

Esses 15 círculos incluem supostos redutos de Lungu, sugerindo que Hichilema ganhou terreno desde as últimas eleições em 2016, quando perdeu por uma pequena margem num processo marcado por alegações de fraude.

Os primeiros resultados eram esperados inicialmente, na sexta-feira, 13. Mas foram atrasados, uma vez que a contagem decorreu durante toda a noite – resultado da alta participação de eleitores – e porque os partidos políticos se opuseram aos números iniciais da comissão eleitoral num dos distritos.

Estima-se que sete milhões de pessoas se registraram para votar nas eleições presidenciais e parlamentares no país, o segundo maior produtor de cobre de África.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG