Links de Acesso

Warner Music exige que polícia alemã pague pelos vídeos de 'Jerusalema'


DJ Master KG, autor da música "Jerusalema"

Um estado alemão disse na segunda-feira, 15 de Fevereiro, que foi forçado a pagar as taxas de licença da Warner Music depois que várias forças policiais participaram do desafio de dança viral "Jerusalema".

A música do sul-africano DJ Master KG tornou-se um sucesso mundial no ano passado depois de ser usada como banda sonora de um vídeo de um grupo de dançarinos em Angola.

Grupos de funcionários em empresas, hospitais, forças policiais e outros locais de trabalho em todo o mundo, desde então, filmaram-se dançando "Jerusalema" como uma forma de espalhar bom ânimo durante a pandemia.

Mas a Warner Music já escreveu para muitas dessas organizações na Alemanha exigindo taxas de licença no valor de vários milhares de euros em alguns casos, de acordo com um relatório recente da revista de notícias semanais Focus.

O Ministério do Interior do estado mais populoso da Alemanha, Renânia do Norte-Vestfália, disse à AFP na segunda-feira que havia "acertado reivindicações da Warner Music em nome de várias forças policiais" na região.

Um porta-voz do Hospital da Universidade de Duesseldorf disse à agência nacional de notícias DPA que ele também recebeu correspondência da Warner Music e, desde então, retirou o seu vídeo do ar.

A Associação de Brigadas de Incêndio da Renânia do Norte-Vestfália alertou os seus membros sobre as taxas de licença no início de Janeiro, após saber de uma dessas cartas, disse um porta-voz à DPA.

Alguns bombeiros locais, desde então, excluíram os seus vídeos ou cancelaram os planos de fazer um, disse ele.

A acção da Warner gerou fortes críticas na sua página do Facebook na segunda-feira, com muitos utilizadores a considerar ser um "comportamento mesquinho".

Mas a gravadora defendeu a sua ação: "Amamos o facto de os fãs apoiarem 'Jerusalema'. Mas se as organizações na Alemanha usarem a música para se promoverem, achamos que deveriam obter uma licença de dublagem", disse um porta-voz da Warner à Focus.

"Nestes tempos difíceis, é mais importante do que nunca que os artistas e intérpretes sejam pagos pela sua música quando ela é usada por terceiros para melhorar a sua reputação", disse o porta-voz.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG