Links de Acesso

"Votou, sentou" em alguns bairros de Luanda, sem incidentes


Assembleia de voto em Benguela, Angola
Assembleia de voto em Benguela, Angola

Durante a campanha eleitoral, o desafio “Votou, sentou”, lançado pela UNITA, na oposição, pedia aos eleitores que depois de votarem que fiquem nas imediações da assembleia de voto para controlar a divulgação da acta.

Do outro lado, surgiu o movimento “Votou, bazou”, com o MPLA e outros partidos a defenderem que os eleitores devem ir para as suas casas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00


Nos municípios de Viana, Belas, Cacuaco e Kilamba Kiaxi, na capital Luanda, a VOA constatou a existência de eleitores que não quiseram voltar para suas casas, mesmo depois de exercerem o seu direito de voto, por não confiarem no sistema eleitoral angolano.

Jorge Kandy, por exemplo, diz não acreditar no presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva "Manico".

Eleiçōes angolanas - Vox populi
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

“Já votei e estou aqui à espera porque não acredito nas eleições organizadas pelo senhor Manico e MPLA, até porque são todos farinha do mesmo saco”, aponta Kandy.

Noutra zona, Gelson Muanza, que também já exerceu o seu direito de voto, diz estar sentado para controlar o seu próprio voto.

“Nós temos um lema que é votou e sentou e convido os outros a fazerem o mesmo”, afirma.

Kambolo Tiaka-Tiaka não saiu dos arredores da assembleia de voto e defende estar “na festa da democracia às espera que se afixe a acta síntese”.

Tiaka-Tiaka acrescenta que “há polícia por cá, mas não está a incomodar-nos”.

O dia das eleições decorreu sem grandes incidentes.

XS
SM
MD
LG